Pesquisar
Close this search box.

Rolândia registra caso de dengue

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia registra caso de...

    O município de Rolândia confirmou um caso de dengue no ano de 2019. Desde agosto de 2018, foram três confirmações da doença na cidade e, no mesmo período, a Vigilância registrou 187 notificações, dos quais 88 casos foram descartados. O caso, apesar de ser o único, motivou mais ações por parte do setor de Vigilância em Saúde, realizadas para impedir possíveis alastramento da doença no entorno da região em que ela ocorreu dentro do município.

    Rafael Dias, diretor da Vigilância, explicou qual foi o procedimento após a confirmação do caso para evitar novas notificações na região. “Primeiro, fazemos o bloqueio mecânico, que é a remoção de possíveis criadouros próximo onde ocorreu a positividade do caso, em um raio de 300m. Depois, entramos com a aplicação de inseticidas”, detalhou. A Vigilância também está acompanhando o tratamento da pessoa infectada. “A paciente está sendo tratada e já está melhor”, relatou Rafael.

    Combate à dengue
    O papel da população no combate ao vetor é fundamental. Todos devem ajudar mantendo os quintais limpos e sem acúmulo de lixo, pneus, garrafas e outros objetos que possam acumular água. Calhas, marquises e ralos devem ser verificados e limpos rotineiramente.

    Vasos e pratinhos de plantas devem ser verificados semanalmente para eliminar água parada. Pratinhos de plantas devem preferencialmente ser eliminados, mas quando mantidos, devem permanecer com areia grossa até as bordas ou ser lavados com água, bucha e sabão semanalmente, para eliminar ovos do mosquito. Locais de armazenamento de água devem permanecer sempre tampados/telados. Além disto, a limpeza destes reservatórios deve ser realizada semanalmente mediante a escovação das paredes internas com bucha e sabão, a fim de eliminar possíveis ovos do mosquito.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: