Pesquisar
Close this search box.

Saúde: conferência é neste sábado

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Saúde: conferência é neste...
    Na manhã deste sábado (06), será realizada a 11ª Conferência Municipal de Saúde de Rolândia, na Escola Municipal Sebastião Feltrin (Rua Tapajós, 540 – Vila Oliveira). Com o tema “SUS – Uma conquista que se fortalece participando”, a Conferência contará com as entidades que compõem o Conselho, escolher delegados para a conferência estadual e discutir propostas das pré-conferências. A expectativa é que mais de 200 pessoas compareçam ao evento, que conta com 30 organizadores. 

    No total, Rolândia tem 36 entidades aptas a fazer parte do conselho, que é composto por 50% de usuários, 25% trabalhadores, 12,5% prestadores de serviço e 12,5% de gestores. Cada entidade tem direito a uma vaga no conselho, ocupada por um representante escolhido na conferência. 

    Programação
    O cerimonial de abertura será as 8h30, mas a partir das 7h15 será servido um coffee break e feito o credenciamento dos participantes. A expectativa é que 200 profissionais da Saúde compareçam, além de mais pessoas da comunidade interessadas na área. O Regimento Interno da Conferência será lido às 09h30 e em seguida, será a apresentação da secretaria de Saúde. A palestra magna acontecerá as 10h30, com Antonio Garcez Novaes Neto falando sobre o tema “Democracia e Saúde”. A eleição e homologação de entidades para composição do Conselho Municipal de Saúde, para a gestão 2019-2022, acontecerá a partir das 11h30, seguida pela eleição e homologação de delegados para a 12ª Conferência Estadual de Saúde do Paraná, ao meio-dia. 

    O intervalo para o almoço vai de 12h30 a 13h30, quando retornam para a discussão em grupo com debates sobre as propostas das pré-conferências. No final de 2018, oito pré-conferências foram realizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município (Central – Parigot de Souza – San Fernando – Santiago – Nobre – Tomie – Distritos de São Martinho e Bartira), em que a população repassou as demandas e propostas para a área. A plenária para apreciação e votação das propostas começa às 14h30 e vai até as 16h, com o coffee break e o encerramento às 17h.

    As entidades que compõem o conselho são: Associação Beneficente São Rafael (hospital), Laboratório Labormed, Casa de Saúde de Rolândia, Secretaria Municipal de Saúde, APAE – Escola Caviúna, Associação dos Deficientes Físicos de Rolândia (Adefir), Ass. de Moradores do Conj. Parigot de Souza, Igreja Ev. Brasil para Cristo, APMF Esc. Mun. Garrastazu Médici, Sociedade Beneficente Muçulmana de Londrina e Norte do Paraná, Associação de Moradores dos Jardins Nobre, APMF CMEI Profª Terezinha Bertochi, APMF Un. Social N. S. Aparecida – EI Recanto dos Anjos, APMF Col. Est. Francisco Villanueva, Paróquia N. S. Aparecida, Associação das Mães Especiais de Rolândia (Amare), Associação de Moradores do Jardim Planalto, APMF APAE, Associação Budista Sato Zenshu – Templo Dobozar Bushinji de Rolândia, IPI – Igreja Presbiteriana Independente, Casa de Repouso Manaain, Conselho dos Pastores de Rolândia, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rolândia, Paróquia São Martinho, APMF Esc. Mun. Luiz Real, APMF Esc. Mun. N. S. Aparecida, Pastoral da Criança, Igreja Evangélica Assembleia de Deus (são quatro entidades), APMF Esc. Mun. Monteiro Lobato, APMF CMEI Josemaria Escrivá, Igreja Apostólica Cristã Moriá, APMF CMEI Profº Delermo Poppi, Ass. Moradores do Conj. Pe. Angelo Matiussi e Escola de Samba Flor de Maracujá.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: