Pesquisar
Close this search box.

Mudou tudo: municipalização será antes da Zona Azul

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Mudou tudo: municipalização será...
    O trânsito de Rolândia será municipalizado e terá o setor estruturado com a liberação de um espaço físico, mobília, funcionários, homologações e trâmites legais com os órgãos do Estado e União. “Municipalizar nada mais é que o município assumir o trânsito. A partir de então, se faz o convênio com o Detran para as autuações das infrações de trânsito”, esclareceu Gerson Carlos dos Santos, diretor de Trânsito. Inicialmente, seria implantado primeiramente o estacionamento rotativo, mas exemplos de cidades que tentaram fazer isso mudaram a ideia do diretor.

    A lei para municipalização do trânsito já havia sido aprovada em 2018. “Toda a documentação será enviada para o Cetran (Conselho Estadual de Trânsito do Paraná), que vão verificar. Se eles disserem que estamos aptos a municipalizar, vamos ao Denatran (Departamento Nacional de Trânsito) que vai liberar acesso ao sistema para lançar as multas, dar o acesso e treinamento aos funcionários”, detalhou Gerson. Em seguida, o Detran será procurado para que eles possam dividir os serviços de trânsito no município. 

    O objetivo do estacionamento rotativo é exatamente promover a rotatividade e otimizar as vagas. A princípio, ele seria implantado antes da municipalização de trânsito. No entanto, Gerson acompanhou um município vizinho que estava no mesmo processo de Rolândia, tentando implantar o estacionamento antes da municipalização. “Eles nos disseram que poderia ser feito um convênio do município com a Polícia Militar, porque o que impede o estacionamento rotativo antes da municipalização é exatamente a fiscalização”, explicou. 

    A partir da municipalização, esse convênio para fiscalizar o trânsito será automático, como acontece em todo o estado. Sem fiscalização, a empresa que cuida do estacionamento não teria garantias do cumprimento das regras e nem uma autoridade para autuar – seja ela a PM ou um agente de trânsito, nas cidades que já tem municipalização e profissionais concursados. 

    O secretário de Administração, Celso Chequin, adiantou que o Departamento de Trânsito será instalado onde atualmente funciona a secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Rua Santa Catarina, 1396), que se mudará junto à Infraestrutura no Parque Industrial Bandeirantes. 

    Placas da Zona Verde
    As placas da Zona Verde, projeto social que terminou em 12 de dezembro de 2016, ainda continuam colocadas nas ruas do município, confundindo a muitos motoristas de fora que vêm a Rolândia. “Já vi motorista procurando pelos agentes de trânsito porque veem a placa da Zona Verde”, afirmou o proprietário de uma loja na região central de Rolândia. Já são mais de dois anos que as placas estão pelas ruas sem função alguma, apenas para confundir. Poderiam ser reaproveitadas pelo setor do trânsito.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: