Pesquisar
Close this search box.

Expo Sabores, Via Rural e tecnologia: é Rolândia na Expo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Expo Sabores, Via Rural...

    Os visitantes da Expo Londrina 2019, que acontece no Parque Ney Braga até o dia 14, podem conhecer um pouco mais de Rolândia durante o evento. O artesanato, a cultura, as atividades ambientais, as tradições da cidade e também a sua parte tecnológica mostram um pouco do município pela Via Rural (Fazendinha), Expo Sabores e também pelo pavilhão Smart Agro.

    Rolândia tecnológica
    A Tatilfish é uma Startup rolandense com mais de dois anos e que tem feito muito sucesso entre os piscicultores, principalmente de tilápias. A Plataforma Tatilfish é formada por uma estação de monitoramento, que vai nos tanques, automação de equipamentos e um aplicativo de controle. “Proporcionamos segurança e economia, tornando a produção mais eficiente e competitiva”, explicou Luiz Henrique Salmazo Volso, sócio da Startup ao lado de João Maximiliano Marcondes.

    Essa economia é feita pelo controle automático de aeração – um monitoramento da concentração de oxigênio dissolvido, que dá segurança ao processo produtivo. A Plataforma Tatilfish também controla automaticamente o arraçoamento. “De acordo com a temperatura da água, o sistema calcula a quantidade correta de ração, automatizando os alimentadores e economizando recursos”, ressaltou Luiz Henrique. Além disso, a Tatilfish monitora o consumo elétrico dos equipamentos, certificando que estão funcionando corretamente e indicando manutenções preventivas.

    Expo Sabores e Via Rural
    Na Expo Sabores, os visitantes podem encontrar vários produtores de empresas rolandenses. Lá estão os sucos de laranja (também sem açúcar) e de maracujá da Só Frutos, as famosíssimas cucas da Casa da Cuca, os chocolates, as palhas italianas e os pães de mel da Abeille Gourmet, as geleias e patês da Duga, os produtos do Mel Flor da Mata, os doces e bolachas do Doce Poá e as plantas suculentas do Sítio Santa Luzia, do distrito de São Martinho.

    Já na Fazendinha, espaço disponibilizado pela Emater, em parceria com a Paraná Turismo e ADETUR Norte do Paraná, estão a artesã Rosalva Igarashi – Rô Pimentinha, com produtos em cabaça, palha de milho e argila. A Fazenda Bimini oferece atividades voltadas ao turismo ecológico e à meditação. Também estarão na Fazendinha as Mulheres Rurais, por meio da EMATER Rolândia, com os produtos da agroindústria. 

    Na área da gastronomia, ainda na Via Rural, os produtos Sol Nascente têm o prato guioza, Katto’s tem o contrafilé e batata, além da Abeille Gourmet, com a palha italiana, pão de mel e doces gourmet, do dia 05 a 14. Nesta sexta-feira (12), o Grupo Fujinkai, de senhoras japonesas da Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER), se apresenta a partir das 16 horas também no local.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: