Pesquisar
Close this search box.

Prefeitos do Paraná e de São Paulo vão discutir Gestão da bacia do Paranapanema

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Prefeitos do Paraná e...
A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e a Prefeitura de Londrina organizarão um encontro com os 247 prefeitos dos municípios integrantes da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema. A decisão foi tomada durante o primeiro o primeiro Encontro Ampliado do PIRH Paranapanema (Plano Integrado de Recursos Hídricos da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema), que terminou nesta terça-feira (16), em Londrina.

A ideia de fazer o encontro com todos os prefeitos é para ampliar a participação dos municípios na gestão dos recursos hídricos. “Precisamos do engajamento de toda a sociedade por rios mais limpos e com água em abundância e de boa qualidade, que assegure a manutenção dos ecossistemas, da produção e da vida. Os municípios, por estarem na ponta e serem os primeiros afetados em qualquer situação, devem participar mais ativamente dos comitês de bacias para terem também mais apoio”, disse o secretário estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Ricardo Soavinski, que participou do Encontro na segunda-feira (15).

O encontro dos prefeitos foi proposto para acontecer em 18 de março próximo, em Londrina, e será chamado de Movimento Pelas Águas do Paranapanema, e devem participar municípios paranaenses do estado de São Paulo. O Paranapanema é uma bacia interestadual, que divide os estados.

Encontro Ampliado: Promovido pelo Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Paranapanema e Agência Nacional de Águas (ANA), o primeiro Encontro Ampliado do PIRH Paranapanema apresentou a situação do planejamento, com ênfase nas etapas recém-concluídas – Diagnóstico e Prognóstico e os desdobramentos que determinarão o futuro de toda a Bacia do rio Paranapanema.

No Paraná, são mais de 100 municípios que integram os três comitês do Paranapanema: Piraponema, Tibagi e Norte Pioneiro. São Paulo tem outros três comitês.

Aberto ao público, o Encontro Ampliado faz parte da proposta de mobilização e planejamento participativo que foi adotada para a construção do PIRH Paranapanema. “O encontro é a possibilidade de aumentar a integração dos seis comitês afluentes e demais interessados nos destinos da Bacia do Paranapanema”, afirma Everton de Souza, presidente do CBH-Paranapanema e diretor de Gestão de Bacias Hidrográficas do Instituto Águas do Paraná. “É também o momento de mostrar o papel integrador do comitê interestadual nas políticas públicas voltadas à gestão das bacias afluentes”, completa.

A Bacia Hidrografia do Rio Paranapanema compreende área de 106 mil quilômetros quadrados e é um divisor natural dos Estados do Paraná e São Paulo, abrangendo 247 municípios onde vivem cerca de 4,8 milhões de habitantes.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: