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A terceira idade merece atenção especial – por Fábio Iwakura

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    De acordo com o IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – o Brasil possui atualmente 28 milhões de pessoas com mais de sessenta anos de idade. Este segmento da população é denominado público da Terceira Idade. E esse número representa 13% da população total do nosso país. Projeções indicam que em 2060 (daqui há quatro décadas) o público da terceira idade irá mais do que dobrar de tamanho, chegando a 32% da nossa população. E eu estarei inserida nela. E provavelmente você também. E quando isso acontecer, haverá mais idosos do que crianças.

    E o que esse fenômeno tem a ver com o seu negócio? Provavelmente afetará, de alguma forma, a trajetória da sua empresa. Essa mudança demográfica deve, a meu ver, ser interpretada como uma boa oportunidade para a sua organização. Pesquisas indicam que as pessoas chegam aos sessenta anos com muita disposição, dinheiro no bolso e dispostos a “curtir a vida”. Esqueça a imagem – preconceituosa e ultrapassada – que você tem ao enxergar o idoso como um senhor se divertindo jogando dominó na praça da cidade, ou a senhora sentada no sofá fazendo tricô. Isso é tudo coisa do passado. 

    Atualmente, a população da terceira idade está em busca de novas experiências, do cuidado com a saúde, de adquirir novos conhecimentos, de se cuidar. As pessoas com mais de sessenta anos não querem se vestir como os idosos de antigamente. Elas buscam a modernidade, a elegância e o despojamento. Nada de calça social. Nada de vestidos da vovó. Os “novos idosos” viajam como nunca. Consomem pacotes turísticos específicos para o seu público. Até cruzeiros marítimos já são oferecidos. Eles querem também estar em forma, e por isso frequentam cada vez mais as academias, aulas de dança e as ruas, para suas caminhadas diárias. Também estão em busca de novos conhecimentos, e por isso voltam às salas de aula, seja em um curso de informática, língua estrangeira ou mesmo uma graduação. Agora que eles já cumpriram com o dever de criar os seus filhos, estão em busca do “tempo perdido”. E aí, será que a sua empresa não consegue vislumbrar novos negócios com esse público tão carente em serviços personalizados, e atendimento respeitoso?

Eu sou consultor empresarial, professor universitário e diretor da Inteligência Consultoria Empresarial. Fale comigo pelo e-mail [email protected]


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