Pesquisar
Close this search box.

Proteção às águas: Comdema cria sua Câmara Técnica

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Proteção às águas: Comdema...
    A reunião do Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de Rolândia (Comdema), realizada na noite de terça-feira (16) no Sindicato Rural, discutiu de forma exaustiva os problemas do Ribeirão Ema, um dos mananciais que abastece o município. Depois de muita conversa e explicações, os conselheiros votaram pela criação de uma Câmara Técnica.

    “O objetivo da Câmara Técnica é discutir a melhor estratégia de atuação do Comdema no que tange a projetos de manutenção das condições de áreas de proteção dos mananciais, analisando melhores práticas, ações, responsáveis e investimentos financeiros necessários para a recuperação e preservação das Bacias dos mananciais”, explicou Antonio Darcy Coelho, conselheiro e técnico ambiental da Sanepar.

    “Para isso, a Câmara Técnica terá ações conjuntas entre os representantes das instituições participantes para análise do melhor modelo de projeto que venha a preencher os requisitos técnicos de atendimento da legislação, do menor custo de contratação aliado ao melhor resultado, da possibilidade de requerer recursos financeiros junto à órgãos que disponibilizam tais recursos”, ressaltou Antonio, que deve ser o coordenador da Câmara.

    A Câmara Técnica também terá como função representar o Comdema na divulgação dos planos, das ações e, principalmente, na captação dos parceiros e participantes das ações operacionais do projeto, visando a conscientização e sensibilização da necessidade do cuidado com o bem mais necessário para o ser humano, a água.

    As prioridades da Câmara serão os ribeirões Ema e Jaú, que abastecem a cidade de Rolândia. O ribeirão Ema foi alvo de uma denúncia nas redes sociais de que estaria sendo contaminado por fezes de suínos de uma granja, que fica perto da nascente do Ribeirão. O secretário de Meio Ambiente foi até o local e constatou que os dejetos iam para a primeira lagoa, mas que havia mais três delas e não chegavam até a nascente do ribeirão. Ainda assim, a secretaria fez uma notificação para a proprietária do local para fazer limpeza a cada 15 dias na caixa de dejetos. Maico também entrou em contato com a Sanepar, que repassou um documento comprovando a potabilidade da água captada para o município de Rolândia.

    O próximo passo deve ser a formação oficial da Câmara Técnica do Comdema, que deve ter como membros representantes da Sanepar, Emater, Legislativo, Cooperativas, Secretaria de Meio Ambiente, Sindicato Rural, Acir e do próprio Condema. 

    O encontrou reuniu, ainda, além de conselheiros e pessoas interessadas no Meio Ambiente, o secretário de Maico Dida, o secretário de Governo, Waldemar Moraes, os vereadores Andrezinho da Farmácia (PSC), Edileine Griggio (SPC), Irineu de Paula (PSDB), João Ardigo (PSB), João Gaúcho (PSC) e Maria do Carmo (PSDB).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: