Pesquisar
Close this search box.

Codese começa a organizar a formação de Câmaras Técnicas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Codese começa a organizar...
    A equipe de formação do Codese (Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico) de Rolândia realizou uma reunião ordinária na noite de terça (23). O objetivo desse encontro foi finalizar o delineamento das câmaras técnicas propostas pelo coletivo de mais de 60 pessoas que participou do workshop em 28 de março com base no relatório desse evento, feito pela consultoria contratada para assessorar a formação do conselho. 

    O Codese já está se reunindo periodicamente e planejando as primeiras ações enquanto aguarda os trâmites legais da oficialização por parte do poder público. “Embora a lei de criação do CODESE não tenha saído da prefeitura ainda, para ser apreciada e votada pela Câmara de Vereadores, a sociedade civil envolvida na formação do Codese entendeu que não é produtivo reiterar os trâmites e decisões do executivo municipal, dando andamento aos trabalhos”, explicou Nilson Giraldi, um dos integrantes da formação do Codese.  

    A próxima reunião do Codese será no dia 7 de maio, uma terça-feira, às 18h30 na ACIR. Os participantes do workshop e demais interessados em participar receberão uma devolutiva do evento. No entanto, a principal ação será o preenchimento das vagas das câmaras técnicas, que devem contar com cerca de oito pessoas cada, envolvendo no total aproximadamente 40 pessoas. “A partir da formalização das CTs, cada uma delas passará a estudar as ações que já existem dentro de cada temática, definir seus rumos, sua organização e preparar um plano de trabalho”, detalhou Nilson. 

    Quais são e o que buscam as câmaras técnicas
    As câmaras técnicas terão as nomenclaturas sugeridas discutidas na longo da reunião de 7 de maio. A primeira CT envolve o Desenvolvimento Local com foco nos aspectos social e econômico em três frentes: turismo, agronegócio e logística. A CT de Gestão Pública Colaborativa terá enfoque no cidadão, buscando profissionalismo na postura, inteligência nos processos e encaminhamentos para Observatório Social. 

    As áreas de Planejamento Urbano e Infraestrutura também terão uma CT para acompanhar implantação e ações do Plano Diretor e o de Mobilidade Urbana, além da Infraestrutura de lazer, esporte e cultura. A CT de Educação e Cidadania vai tratar nos níveis fundamental, médio, técnico e superior, com o objetivo de formar cidadãos conscientes de deveres, com participação na vida pública, além de propiciar instrumentos de participação e o surgimento de lideranças. Por fim, a CT de Tecnologia, Empreendedorismo e Inovação tem como objetivo integrar ensino, governo, empresas e entidades.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: