Pesquisar
Close this search box.

Rolândia ultrapassa a barreira dos 47 mil eleitores

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia ultrapassa a barreira...
    O município de Rolândia conta com 47.047 eleitores aptos a votar na próxima eleição, que acontecerá em 2020. Após o cadastramento biométrico em 2017, o número de eleitores estava em 45.279 e aumentou no período de regularização. Diferente de outras cidades, Rolândia não tem títulos pendentes a serem cancelados pelo não comparecimento em três eleições consecutivas. Isso porque após a biometria que recadastrou o eleitorado rolandense em 2017, só ocorreram dois turnos, referentes às eleições de 2018. No entanto, os eleitores que faltaram nos dois turnos de 2018 e faltarem também na votação municipal no próximo ano devem ficar atentos, já que estarão sujeitos ao cancelamento do título. 

    Para passar pelo cadastro biométrico, o eleitor teve que zerar as pendências com a Justiça Eleitoral. “Então, todos nossos eleitores que vieram em 2017 fizemos isso. Os que não compareceram, já tiveram na sequência o título cancelado”, explicou Mário Bannwart, chefe do Fórum Eleitoral de Rolândia. Os 7899 cancelamentos registrados pelo Fórum Eleitoral referem-se a alguns eleitores que não passaram pela biometria, mas o maior número é de falecidos. “A maioria deles se referem mesmo aos óbitos, porque em média, Rolândia tem 30 a 40 óbitos por mês”, justificou. 

    Os 609 eleitores que estão com os títulos suspensos, mas ainda residem em Rolândia, podem ir ao Fórum Eleitoral com comprovante de endereço, CPF e documento oficial com foto. Eles têm até maio de 2020 para providenciarem a regularização e ficarem em dia com a Justiça Eleitoral, podendo votar nas eleições municipais. “Os que estão com o título cancelado e moram em outra cidade tem que ir ao cartório eleitoral de onde estão residindo agora para fazer a transferência, levando a mesma documentação”, acrescentou Bannwart.  

    Atualmente, Rolândia conta com 19 locais de votação e 150 seções eleitorais espalhadas pela cidade. O prazo de maio de 2020 também inclui as transferências de título de pessoas que se mudaram para Rolândia e o primeiro título, facultativo para jovens a partir de 16 anos e obrigatório a partir dos 18 anos. O chefe do Fórum Eleitoral aconselha o eleitor a não deixar as regularizações para última hora e evitar filas nos últimos dias de atendimento.

    Outra dica de Bannwart é que no site do TRE-PR, o eleitor pode imprimir e pagar eventuais multas eleitorais. Depois, basta apresentar o comprovante ao Fórum ou enviar por e-mail ([email protected]) para regularizar com agilidade, evitando se dirigir várias vezes ao local. Para mais informações, o telefone do cartório é 3255-1416. O Fórum Eleitoral funciona de segunda a sexta das 12 às 19h na R. Ernesto Campaner, 335 – Santa Monica.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: