Pesquisar
Close this search box.

Rolândia tem mais 5 casos de dengue

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia tem mais 5...

    A Secretaria de Saúde de Rolândia divulgou um boletim em que confirma novos casos de dengue no município. O boletim foi divulgado na terça-feira (14) e relata 5 novos casos em Rolândia, confirmados pelo Laboratório Central do Estado do Paraná (Lacen). O município aguarda, ainda, o resultado de 381 notificações feitas de casos suspeitos. Com esses novos casos, Rolândia chega a 8 casos – computados a partir de agosto de 2018 até o dia 14 de maio deste ano.

    Os casos desencadearam novas ações de bloqueio, antes mesmo da confirmação. A Epidemiologia envia as equipes de Endemia que vão a campo, nos locais onde exista a suspeita. Realiza-se o bloqueio mecânico, com a remoção de possíveis criadouros e larvas – isso numa distância de até 300 metros da residência onde mora a pessoa com suspeita da doença. Um bloqueio químico também é realizado para evitar uma possível transmissão para outras pessoas. “Quando há a confirmação da doença pelo laboratório, estamos tranquilos, pois já realizamos o bloqueio e evitamos um possível surto localizado”, explicou Rafael Dias, diretor da Vigilância de Rolândia.

    Mais ações
    A Saúde também informou que, nos dias 21 e 22 deste mês, na igreja IPI, será realizado um evento sobre “notificações de arboviroses”, dentre as quais está a dengue. As orientações são direcionadas a médicos e enfermeiros da Secretaria de Saúde, Hospital São Rafael e da rede privada. Para esse evento, que começa às 09 horas nos dois dias, o médico epidemiologista da 17ª Regional de Saúde, Flávio Sant’ Anna, será o responsável em trazer as orientações aos profissionais. “O intuito é sensibilizar esses profissionais sobre a importância do ato da notificação destas doenças para desencadear as ações de campo”, resumiu Rafael.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: