Pesquisar
Close this search box.

Quero me exercitar, preciso fazer algum exame?

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Quero me exercitar, preciso...
    Diante das mortes súbitas noticiadas envolvendo atletas e esportistas durante o exercício físico, nos deparamos com muitas dúvidas e questionamentos sobre estratégias para prevenir essas mortes tão impactantes.

    Diante disso, surgiu na Itália uma estratégia de prevenção. A avaliação pré-participação esportiva, uma avaliação sistematizada que permitiu a redução da mortalidade em atletas em 90% após sua implementação naquele país – de 3,6 mortes/100.000 para 0,4 mortes/100.000 (1979-2004). Vale ressaltar que na Itália ocorre alta incidência de cardiopatia arritmogênica (genética) que cursa com alterações no músculo cardíaco e ocorrência de arritmias graves.

    Realiza-se consulta, com histórico pessoal e familiar, e exame cardiovascular detalhado em todos os indivíduos. Além disso, a realização de eletrocardiograma permite diferenciar alterações decorrentes da adaptação ao exercício, daquelas causadas por doenças que elevam o risco de morte súbita. A avaliação é diferenciada entre os esportistas amadores e os atletas profissionais, e ainda conforme a faixa etária: jovem, adulto e máster.

    Em determinados casos pode ser necessária a realização de teste ergométrico, por exemplo: na presença de sintomas, de fatores de risco e em atividades de alta intensidade. A análise do paciente durante o exercício em esteira possibilita avaliação da capacidade aeróbica, do ritmo cardíaco e avaliar a suspeita de doença nas artérias coronárias (causa de infarto do miocárdio).

    Em casos selecionados, o ecocardiograma (ultrassom cardíaco) permite avaliar em detalhe a estrutura do coração: do músculo cardíaco, de suas válvulas e do fluxo sanguíneo.
Dessa forma, com diagnóstico correto, acompanhamento especializado e tratamento das doenças estabelecidas é possível minimizar o risco da ocorrência de morte súbita. E diante de uma emergência cardiovascular estabelecida, o pronto reconhecimento, ativação do SAMU e atendimento conforme protocolos pode salvar vidas. 
Consulte seu médico de confiança.

Dr. Paulo Henrique Verri. 
CRM-28.030 – RQE 21.957
Médico formado na Universidade Estadual de Londrina. Residência em Cardiologia e Ecocardiografia no Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia-SP. Especialista pela Sociedade Brasileira de Cardiologia e Departamento de Imagem Cardiovascular.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: