Pesquisar
Close this search box.

Associação quer regularização do transporte escolar

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Associação quer regularização do...
    A Associação dos Transportadores de Escolares de Rolândia (ATER), criada em novembro de 2018, está se engajando pela criação de uma lei para regularizar o transporte escolar na cidade. Baseada pela lei da cidade de Foz do Iguaçu, que será adequada à realidade rolandense, a lei visa um objetivo maior, como destaca a vice-presidente da ATER, Maria Leda de Almeida Coelho. “Isso tudo é pela segurança de nossas crianças”, declarou. A expectativa é que no início do segundo semestre o projeto já seja formulado junto ao setor de Fiscalização da Prefeitura e enviado para votação na Câmara. 

    Para fazer parte da Associação, é preciso cumprir alguns critérios como o veículo estar em bom estado, vistoriado, contendo os itens de segurança, revisado pelo Detran e com documentação em dia. Os motoristas também devem estar de acordo com algumas exigências. “Se a pessoa só quiser investir o dinheiro e ter retorno com a van, deve apresentar o motorista, com os requisitos: ter habilitação na categoria D e não ter antecedentes criminais”, listou o presidente da ATER, Marco Antônio Ruiz. “Isso ainda não é obrigatório e queremos colocar na lei”, acrescentou Maria Leda. Os motoristas ainda devem fazer um curso para transporte escolar, que é válido por cinco anos e passar por exame toxicológico. 

    A Associação já conta com 18 empresas responsáveis por 55 vans em circulação na cidade, todas identificadas por uma “faixa escolar”, dando confiança e segurança aos pais pela garantia de que elas estão dentro dos critérios de segurança e qualidade de transporte escolar. A diretoria também reforçará com o 15º Batalhão de Polícia Militar a fiscalização dos veículos, sem alvarás, que devem ser atualizados a cada seis meses. “A pessoa que não fez a vistoria, não tem o alvará e, portanto, não pode estar trabalhando”, explicou o presidente. A ATER irá fornecer a seus associados um adesivo da Associação para que a identificação fique mais visível por parte da fiscalização.

    A ATER se reúne sempre nas segundas segundas-feiras do mês na ACIR (Avenida Tiradentes, 555). Quem ainda quiser se juntar à associação e participar da discussão da lei entre os associados, pode comparecer na próxima reunião, que será no dia 10 de junho. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: