Pesquisar
Close this search box.

Doações incrementam a alimentação dos pacientes do Hospital São Rafael

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Doações incrementam a alimentação...

    O Hospital São Rafael, de Rolândia, serve mensalmente quase 6 mil refeições, entre almoço e jantar. Essa alimentação tem um custo alto no orçamento do HSR e, por isso, o objetivo do setor de nutrição é angariar mais doações de alimentos. “Já temos a relação de tudo o que gastamos e um plano de ação para nos direcionar. A nossa meta é deixar o setor de nutrição a custo zero”, destacou a nutricionista do hospital, Melissa Feltrin.

   O HSR já conta com parcerias neste sentido e a mais nova delas é com os feirantes que formam a feira de domingo, na Avenida Castro Alves. Após um trabalho de sensibilização, o voluntário Nilton Salgueiro, que também é o voluntário da capelania do HSR, passa toda semana recolhendo doações espontâneas de alimentos dos feirantes no final da feira.

   Além de evitar o desperdício de alimentos, os feirantes ajudam o hospital a melhorar a nutrição dos pacientes. “Conseguimos aprimorar e enriquecer o cardápio, ao fazer uma seleta de legumes refogada e ter 3 ou 4 legumes, com uma variedade e um valor nutricional maior”, ressaltou Melissa.

   As doações representam ao hospital uma economia enorme, já que a quantidade de alimentos arrecadados em março somou mais de R$ 800 e em abril, mais de R$ 1100. “O objetivo é tentar atender todo o consumo mensal com as doações”, explicou a nutricionista. O desejo do hospital é ampliar esse projeto, chegando à feira da Vila Oliveira, realizada aos sábados. Para isso, será necessário outro voluntário, que poderá aprender o processo com Nilton.
    
   O HSR disponibiliza a prestação de contas mensal em seu site (hospitalsaorafael.org.br) e diretamente para os feirantes, detalhando a quantidade de alimentos arrecadada e quantas refeições foram incrementadas com as doações. Os feirantes estão muito contentes com o resultado das doações e a transparência do hospital no feedback, assim como o HSR é grato pela contribuição dos doadores e da feirante Marlene, que ajudou na conscientização dos demais.

Mais doações
   O hospital recebe doações de itens diversos de supermercados, de macarrão da Selmi, açúcar da Dori, além da parceira com Café Mineiro e Café Caiubi. “Essas doações são importantes para nós principalmente porque é algo contínuo. Doações pontuais são ótimas, mas precisamos também da continuidade”, explicou Paulo Boçois de Oliveira, diretor administrativo do HSR. Com isso, o hospital consegue adequar melhor o planejamento da alimentação já sabendo o volume de doações. 

    
    “Quando não estamos investindo na nutrição, devolvemos isso ao paciente arrumando a estrutura do hospital e mantendo as contas em dia”, ressaltou Paulo. Para ajudar com doações de empresas do ramo alimentício, supermercados, padarias e afins, ou com trabalho voluntário, os interessados podem entrar em contato com o hospital.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: