Pesquisar
Close this search box.

Neste sábado (1º) é dia do Sukiyaki da ACER

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Neste sábado (1º) é...
    A Associação Cultural e Esportiva de Rolândia já agendou o seu tradicional Sukiyaki: é neste sábado, dia 1º de junho. A promoção, que faz parte do calendário do município, é organizada pela entidade nipo-brasileira há mais de trinta anos em Rolândia e é sempre muito prestigiada e bem concorrida. O sukiyaki da ACER começa às 19 horas no Campo Nissei, sede campestre da ACER (rua Arthur Thomas, 881 – atrás do Supermercado Juliana).

    Os convites estão sendo vendidos ao valor de R$ 35,00 (individual) pelos associados da ACER e podem também ser encontrados na Panificadora Roland (3255-2923) ou pelo whatsapp 43 9.8404-0482 (com Fábio Iwakura). Crianças com idade até 7 anos, acompanhadas, não pagam. “No sukiyaki da ACER, o convidado pode se servir à vontade. Os interessados também têm a opção de levar o prato para casa e as bebidas serão comercializados à parte”, explicou Fábio Iwakura, presidente da Associação.

O prato
     O Sukiyaki é um dos pratos japoneses mais conhecidos no Brasil. Trata-se de um cozido com os seguintes ingredientes: carne bovina fatiada fina, verduras (acelga, couve-flor, broto de feijão, brócolis), udon (macarrão japonês), shoyu. É servido em uma tigela (chawan) e come-se com o hashi (varetas de bambu). O prato é muito apreciado, principalmente nos dias frios. A palavra Sukiyaki é uma palavra composta, onde “Suki” significa rastelo e “Yaki” significa assar, deste modo, sukiyaki significa assar com rastelo.

Origem
     A origem deste prato, hoje sofisticado e tradicional, veio da prática dos camponeses em assar a batata-doce diretamente no fogo, com o auxílio de um rastelo japonês de formato peculiar para facilitar o processo. Posteriormente, os japoneses começaram a assar outros legumes, adicionar molhos e agregar ingredientes importados de outros países como a manteiga e a carne bovina, criando assim o Sukiyaki que conhecemos hoje. Com a utilização das panelas de ferro convencionais, todos se serviam da mesma panela. “Foi assim que o Sukiyaki ganhou um valor espiritual típico japonês, que é o de reafirmar os laços familiares, afetivos e de amizade através da mesa, resguardando sua cultura e tradição.


SERVIÇO
Sukiyaki da ACER Rolândia

Data: 01 de junho de 2019
Local: Rua Arthur Thomas, 881 (Campo Nissei)
Horário: das 19h às 22h
Valor do convite individual: R$ 35,00
Mais informações: 98404-0482 (Fábio Iwakura)

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: