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A demora no atendimento no PA da Vila Oliveira

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    A demora no atendimento está sendo uma reclamação recorrente nas últimas semanas no Pronto Atendimento (PA) da Vila Oliveira, em Rolândia. “Temos ciência da demora, mas ela é por conta do excesso de pacientes no Pronto Atendimento”, justificou Erika Fernanda dos Santos Bezerra Ludwig, diretora de urgência e emergência da secretaria de Saúde de Rolândia. Com a chegada do frio e das doenças relacionadas, a procura pelo atendimento cresce ainda mais. A média de atendimentos de maio subiu para 280 a 300 pessoas por dia, enquanto em condições normais, o PA faz cerca de 200 atendimentos. “Aumentamos o fluxo em quase 50% a mais”, afirmou. 

    A sobrecarga do serviço também se deve ao fato de que muitos pacientes que procuram o PA, na verdade, deveriam ser atendidos em Unidades Básicas de Saúde, como detalhou Erika. “O PA é uma unidade de urgência e emergência, para atender casos agudos e em horários que a UBS não está atendendo. O que acontece é que o PA vem sendo procurado por pessoas com doenças e dores crônicas, que deveriam ser atendidos em consultas agendadas nas UBS”, explicou.

    A diretora destaca que já tomou uma providência a curto prazo nesta situação. “Aumentamos o número de médicos neste mês de junho, sendo que em todos os horários que tínhamos dois médicos estamos com três trabalhando”, relatou. Também foi preciso resolver problemas na escala da empresa terceirizada que fornece médicos tanto ao PA quanto às UBSs, cujas falhas também contribuíram para a demora de atendimento dos últimos dias. 

    Por todos esses fatores, o atendimento que era ágil, como lembra Erika, acaba ficando mais lento. A média de tempo de espera do último mês, maio, seguindo a classificação de grau de risco, aponta que os pacientes classificados com a cor verde ou azul, de menor urgência, esperam de 4 a 5 horas. Já nesta semana, as providências mostraram resultados. “Na terça, o tempo de espera já caiu para duas horas”, revelou Erika. Os classificados em vermelho são os mais urgentes e devem receber atendimento imediato e os amarelos, devem ser atendidos em até 20 minutos, tempos que segundo Erika, vem sendo respeitado. 

    Quando procurar o PA?
    Para buscar atendimento direto no PA, o paciente deve estar em situação de urgência e emergência como febre, vômitos e diarréia necessitando de atendimento médico com agilidade. A orientação para pacientes com dores crônicas ou situações que não sejam de urgência e emergência devem procurar uma UBS, a qual, se necessário, encaminhará o paciente ao PA ou ao hospital. 

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