Olhando para fora da janela – por Fábio Iwakura

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Olhando para fora da...
    “Tudo o que acontece no mundo afeta sua empresa, de forma direta ou indireta”. A sua empresa não atua sozinha no mercado. Ela depende de uma série de entidades, organizações e variáveis para sobreviver. Me refiro aos seus funcionários, fornecedores, distribuidores, clientes, além de uma economia favorável, políticas de incentivo, tecnologia entre outros.

    As organizações que buscam a sobrevivência e a sua perpetuação no mercado necessitam administrar, com competência, não apenas o seu ambiente interno, mas também o externo. Significa não apenas contar com uma boa equipe de colaboradores, dispor de recursos financeiros, possuir equipamentos e máquinas modernas, oferecer produtos e serviços de qualidade e praticar uma gestão administrativa eficiente. E não é o bastante coordenar tudo isso muito bem.

    As empresas – inclusive a sua – precisam colocar a cabeça pra fora da janela e acompanhar tudo o que se passa lá fora, no mercado. Isso porque tudo que acontece lá fora afeta os seus negócios. Lá estão os seus concorrentes, os seus clientes, seus parceiros comerciais, o governo, sindicatos, e todas as forças do macroambiente, como a variável demográfica, a econômica, a política, a tecnológica e a cultural. 

    Vejamos alguns exemplos que demonstram como as forças do ambiente externo influenciam os seus negócios. Imagine o seu principal concorrente com a estratégia de reduzir os preços de seus produtos visando uma fatia melhor de mercado. Qual será o resultado das vendas da sua empresa? Possivelmente você amargará queda nas vendas por conta da ação do concorrente. E se esse concorrente investisse pesado em campanhas publicitárias? Ou lançasse um produto revolucionário no mercado? Ou expandisse os seus negócios? Tudo isso afetaria a sua empresa, certo? Por isso, de olho na concorrência.

    E o que falar da variável econômica? Somos testemunhas que qualquer ameaça de crise econômica em qualquer parte do planeta mobiliza (e apavora) todos os países (e suas companhias). É o resultado da economia global. 

    Organizações que dedicam parte de seus esforços em analisar o mercado conseguem identificar ameaças e oportunidades de negócio, se aproveitando dos sinais positivos e evitando aspectos negativos. Estes empresários sabem que para gerenciar bem sua organização, ele deve manter um olho dentro, e outro fora de sua companhia.

Fábio Iwakura é consultor empresarial e diretor da Inteligência Consultoria Empresarial. Contato pelo e-mail [email protected]ênciaconsultoria.com.br.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: