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Superlotação no sistema de Saúde de Rolândia

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    Os pacientes que estão buscando atendimento no sistema público de Saúde de Rolândia se deparam com uma demora de muitas horas nos últimos dias e a reclamação se tornou recorrente. Com a mudança de estação e as doenças relacionadas, a procura pelo atendimento aumentou consideravelmente e, por vezes, falta até lugar para se aguardar o atendimento sentado. 

    O primeiro serviço a encerrar o expediente, às 18h, é a Unidade Básica de Saúde (UBS) – são oito espalhadas pelo município. Quem ainda aguarda atendimento no local quando fecha acaba sendo encaminhado para o Pronto Atendimento (PA), o qual, por sua vez, atende até as 22h de segunda a sexta e está em sobrecarga. A demanda que fica do PA, por fim, chega e contribui para a lotação do hospital São Rafael, que é o único serviço de saúde da cidade a fornecer atendimento 24 horas. 

    Demanda de atendimento
    Na sexta-feira (14), as oito UBSs de Rolândia registraram 281 atendimentos de Clínico Geral, 37 de Ginecologista e 77 de Pediatra. E na segunda-feira (17), foram 338 atendimentos de Clínico Geral, 68 de Ginecologista e 89 de Pediatra. “Não tivemos furos na escala de médicos nem na sexta e nem na segunda”, ressaltou Paloma Pissinati, diretora da Atenção Básica.

    As avaliações referem-se ao número de pessoas que procuram a UBS sem ter consultas agendadas. Na sexta (14) esse número chegou a 347 e na segunda (17), 372. “De acordo com a classificação de grau de risco, essas pessoas tiveram consulta agendada, encaminhamento ou encaixe nas vagas do dia nas unidades”, acrescentou. Somando as avaliações e consultas, o fluxo de pessoas por dia nas oito UBSs foi de 742 na sexta (14) e 867 na segunda (17). “Não contabilizamos nessa soma todos os outros serviços realizados nas UBSs, que incluem vacinação, curativo, atendimento odontológico, etc.”, destacou a diretora. 

    Já o PA na segunda (17) registrou 377 atendimentos, como informou Erika Fernanda dos Santos Bezerra Ludwig, diretora de Urgência e Emergência. A média de atendimento é de 25 pacientes por hora e a espera chegou de 2h30 a 4h para pacientes das fichas verdes, menos urgentes, mesmo com três médicos. Das 7 às 18h, na segunda (17), a escala esteve completa, com os três médicos previstos, mas das 18 às 22h houve furo e somente dois médicos atenderam a população. “Mesmo estando com a escala completa, não estamos dando conta da demanda de pacientes porque o quantitativo está muito alto”, afirmou Erika. 

    Providências 
    De acordo com o porte de cada UBS, é determinado o número de equipes de Saúde da Família, que contam com um médico clínico geral cada, além de enfermeiros. Em Rolândia, no total, são 15 equipes distribuídas em oito unidades (nove contando a da Vila Oliveira, atualmente fechada para reforma). Os especialistas que atendem na rede – seis pediatras e cinco ginecologistas – alternam os dias de atendimento entre as UBSs.

    A partir do mês de julho, inicia-se um novo credenciamento de empresas para atenderem a demanda de médicos nas UBSs e no PA e outras empresas se credenciaram nesse novo edital. Segundo Paloma, o número de médicos se manterá o mesmo, segundo o porte das unidades, mas a expectativa é de não haver mais furos. “Com o novo credenciamento e sem furos no PA e nas UBSs com certeza teremos um melhor atendimento a essa demanda”, afirmou. 

    Os mesmos furos na escala das UBSs também comprometem o atendimento no PA. No entanto, Erika, da Urgência e Emergência, afirmou que no mês de junho o número de médicos do PA já aumentou e em todos os horários, a escala prevê três profissionais. 

    Paloma revelou que está agendando uma data para usar a Tribuna Livre da Câmara e explicar as diferenças na dinâmica de atendimento da Atenção Básica, além da elevada demanda nos serviços. “Diferente do PA, onde os médicos estão lá para atender toda a demanda espontânea que chega, nas UBSs os médicos tem consultas agendadas de acordo com a classificação de risco que é realizada. Eles têm as agendas com os horários em cada dia e fora isso, reservamos algumas vagas mais urgentes para casos que precisam ser atendidos naquele dia”, resumiu. 

    Quando procurar cada serviço de saúde?
    Para buscar atendimento direto no Pronto Atendimento, o paciente deve estar em situação de urgência e emergência como febre, vômitos e diarréia necessitando de atendimento médico com agilidade. A orientação para pacientes com dores crônicas ou situações que não sejam de urgência e emergência devem procurar uma UBS para agendar consulta ou, se necessário, o paciente será encaminhado ao PA ou ao hospital.

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