Pesquisar
Close this search box.

Teatro gratuito: “O Deserto da Memória” em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Teatro gratuito: “O Deserto...
    Rolândia recebe nesta sexta-feira (28) a peça teatral “O Deserto da Memória”, do projeto “Nós em rede” do Grupo Nós de Teatro. A apresentação começa às 19 horas e a entrada será gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da peça, que será realizada no Centro Cultural Nanuk (Av. Arthur Thomas, 1679). A lotação do Nanuk é de 235 pessoas e a classificação indicativa da peça é de 10 anos.

    O espetáculo conta a história de um local místico: um deserto que funciona como um cérebro, se lembrando e se esquecendo das coisas aos pouquinhos, conforme vão sendo enterradas e desenterradas na areia. Lugar onde estão sepultados os corpos daqueles que lutaram contra um autoritário governo. Nele, vários caminhos se entrecruzam: uma velha segue à procura de uma pessoa há muito tempo não vista; um velho se perde de seu menino; uma menina brinca entre as dunas, descobrindo objetos e suas histórias.
 
    A peça conta com dois atores: José Paulo Brisolla e Mariana Chinchilla Resende. “Ela retrata um deserto como se ele tivesse consciência própria, com várias referências mais novas, principalmente na América Latina, com o desenvolvimento das ditaduras e memórias que são apagadas, depois desenterradas e trazidas à tona de novo. É uma peça bem poética, tem um cunho um tanto subjetivo”, descreveu Fabio Amorim, co-produtor da realização das peças em Rolândia.

    Papo depois da peça
    A intenção do projeto é fazer “um trabalho de formação de público para o teatro profissionalizado” e, por isso, foram escolhidas as cidades de Bela Vista do Paraíso, Jacarezinho e Rolândia para a peça circular. “Parte dessa ideia de formação de público consiste em conversar depois do espetáculo, com um bate-papo sobre a peça com os atores e a produção”, explicou Amorim à reportagem do JR. 

    O financiamento é do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC) da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina. Assim como vários outros programas da área, o PROMIC representa um papel fundamental ao possibilitar à formação de público em diversas áreas culturais, promovendo a socialização e sensibilização das pessoas por meio da imaginação e da Arte.

    Mais teatro
    Já na próxima semana, na sexta-feira (05), o projeto “Nós em rede” volta a Rolândia para apresentar a peça “Infernal: Vozes de Dostoiévski”, também no Centro Cultural Nanuk, também a partir das 19horas. A classificação indicativa desse espetáculo é de 14 anos e assim como a primeira apresentação, os ingressos gratuitos serão distribuídos no local uma hora antes da apresentação.

    A atuação, direção e criação dramatúrgica são de José Paulo Brisolla e Mariana Chinchilla Resende; iluminação de Nathan Torres Stuchi; figurinos de Loh Goulart com assistência de Júlia Mansur; construção dos cenários por Caio Blanco e Grupo Nós de Teatro e o projeto gráfico de Lasca.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: