Pesquisar
Close this search box.

Saúde no Bairro do San Fernando atende a mais de 600 pessoas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Saúde no Bairro do...

    O programa “Saúde no Bairro”, realizado na Unidade Básica de Saúde do conjunto San Fernando, atendeu a aproximadamente 630 pessoas da região dos Cinco Conjuntos, em Rolândia, durante toda a manhã do sábado (29). Para se ter uma ideia, só a Odontologia avaliou a mais de 500 pessoas no local. Houve vários testes rápidos, que contou com a participação do Lions Clube de Rolândia, além do oferecimento de diversos outros serviços de saúde, além de rua de recreio com atividades educativas e brincadeiras para as crianças.

    Números
    Aberta das 08 ao meio-dia, a UBS do San Fernando recebeu os moradores de todos os bairros adjacentes. Além das 500 pessoas avaliadas pela Odontologia, durante o Saúde no Bairro foram feitos 24 exames de prevenção ao câncer de colo de útero, o chamado CO, 27 pessoas foram vacinadas. Os testes rápidos de Sífilis, HIV, Hepatite B e C foram realizados em 56 pessoas – duas delas tiveram resultados reagentes para Sífilis. Outro serviço realizado durante o sábado foi a estratificação de 14 idosos, 9 hipertensos e 6 diabéticos: a estratificação consiste em preenchimento de formulários para que se possa classificar o paciente quanto ao seu grau de risco. Isso se traduz em uma metodologia adequada ao seu tratamento.

    O programa
    O objetivo do programa Saúde no Bairro é ofertar diversos serviços de saúde, sempre no sábado, para moradores que não conseguem buscar atendimento durante a semana nas UBSs. O evento no San Fernando iniciou o segundo ciclo do programa, que já passou por todas as UBSs do município entre 2018 e 2019. O calendário do programa prevê a realização do “Saúde no Bairro” todos os últimos sábados de cada mês em uma Unidade Básica de Saúde diferente, até que todas sejam contempladas com as ações. A UBS do San Fernando foi a primeira a receber o programa, em 25 de agosto do ano passado.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: