Pesquisar
Close this search box.

Grupo de auxílio a fumantes

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Grupo de auxílio a...

   O município de Rolândia oferece uma oportunidade para quem quer ou precisa parar de fumar. Um novo grupo antitabagismo será aberto pela secretaria de Saúde de Rolândia na Unidade Básica de Saúde do conjunto Parigot de Souza. As inscrições são gratuitas e podem ser efetuadas em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) do município com a equipe de enfermagem. O “Grupo Antitabagismo” terá apenas 15 vagas e o primeiro encontro já está marcado para o dia 1º de agosto, às 15h30, na UBS do Parigot.

    Dinâmica do grupo
    Para abandonar o cigarro, o 1º passo é querer parar por si só e não por influência de amigos ou familiares. Com o grupo, aquele que não consegue parar sozinho consegue ter esse ponto de partida, incentivo e dicas para conseguir seu objetivo. O grupo se reúne por 4 vezes consecutivas por cerca de 1h30.

    No 1º encontro, os participantes conhecem o funcionamento e a dinâmica do grupo. Na 2ª semana, é feito o primeiro balanço, em que eles contam como passaram a semana, analisam o nível de estresse ou ansiedade e relatam se utilizaram as técnicas passadas. É neste momento em que a enfermeira responsável pelo grupo vê se algum deles precisa de atendimento médico, remédio ou outro artifício para ajudar.

    No 3º encontro, a avaliação continua e as dicas são mais voltadas para que eles permaneçam no objetivo, longe da recaída de voltar a fumar. Outros profissionais como nutricionista, dentista e educador físico também passam a dar apoio aos integrantes.

    A 4ª e última semana é quando eles ganham um brinde por terem conseguido parar de fumar. Em média, 30% das pessoas que passam pelo grupo param de fumar, mas aqueles que não conseguem na primeira vez, podem voltar a participar dos grupos seguintes. A maior procura é de mulheres e a faixa etária mais presente nos grupos é dos 30 aos 60 anos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: