Pesquisar
Close this search box.

“Vozes de Dostoievski” no Nanuk

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. “Vozes de Dostoievski” no...
    Nesta sexta-feira (05), Rolândia recebe a peça teatral “Infernal: Vozes de Dostoievski”, do projeto “Nós em rede”, do Grupo Nós de Teatro, de Londrina. A apresentação começa às 19 horas e a entrada será gratuita. Os ingressos serão distribuídos uma hora antes do início da peça, que será realizada no Centro Cultural Nanuk (Arthur Thomas, 1679). A lotação do Nanuk é de cerca de 200 pessoas e a classificação indicativa desse espetáculo é de 14 anos.

    O monólogo de um ato foi construído a partir da obra Irmãos Karamázov, de Fiodor Mikhailovitch Dostoievski. Após a perda de seu filho, um homem entra em desespero profundo. Encarnando as vozes e as dores de várias personagens de Dostoievski (Capitão Sniéguiriov, Dmitri, Ivan, Aliócha, Lise, Grúchenka), reflete sobre temas como: a existência do sofrimento, a importância do amor entre os homens, a desigualdade social, as feiuras e bonitezas do mundo. É um espetáculo sobre o amor e também sobre maldade.

    Assim como outros espetáculos do Grupo Nós de Teatro, essa obra aproxima o público da área de ação, cuja dramaturgia foi construída a partir dos processos de trabalho de ator em sala de ensaio. Como o próprio nome já indica, as várias cenas dessa obra são formadas por uma polifonia de personagens, de pontos de vista, de “vozes” que se misturam para se digladiar sobre os temas da obra. Junto ao personagem da peça, o espectador entrará em uma profusão de questionamentos sobre a existência, o sofrimento, a religiosidade e o amor. O espaço cênico é organizado de modo a aproximar o público do espaço de ação, o que torna essa experiência ainda mais impactante.

    Bate-papo e formação de público
    A intenção do projeto é fazer “um trabalho de formação de público para o teatro profissionalizado” e, por isso, foram escolhidas as cidades de Bela Vista do Paraíso, Jacarezinho e Rolândia para a peça circular. “Parte dessa ideia de formação de público consiste em conversar depois do espetáculo, com um bate-papo sobre a peça com os atores e a produção”, explicou Fabio Amorim, produtor local, à reportagem do Jornal de Rolândia. 

    1ª peça
    Na primeira apresentação do grupo, na última sexta-feira, 28 de junho,  o centro cultural Nanuk recebeu cerca de 150 pessoas, boa parte do público formado por alunos do Colégio Estadual Presidente Kennedy, que assistiram à peça “O Deserto da Memória”.  Nessa peça, o ator José Paulo Brisolla e a atriz Mariana Chinchilla contracenam no palco entre muitas personagens. O financiamento do projeto vem do Programa Municipal de Incentivo à Cultura (PROMIC), da Secretaria Municipal de Cultura de Londrina. 

    Ficha técnica
    A atuação, dramaturgia e encenação é de José Paulo Brisolla, a assistente de direção, concepção e operação de iluminação e som é Mariana Chinchilla Resende, concepção de figurinos fica por conta de Loh Goulart, a construção dos cenários com Caio Blanco e a assistência de produção de Loh Goulart e Nathan Stuchi. O produtor local da peça é Fábio Amorim.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: