Pesquisar
Close this search box.

Missa do Dia do Agricultor

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Missa do Dia do...
    Neste domingo, 28 de julho, o Brasil comemora o Dia do Agricultor e, em Rolândia, a data será celebrada de forma especial com uma Missa Sertaneja às 10 horas na Igreja São Paulo Apóstolo (Rua Arthur Thomas, 143), na Vila Operária. A atividade agrícola tem grande importância para o município e o bom desempenho do setor reflete no comércio e na vida urbana da cidade. A agricultura representa cerca de 50% do PIB de Rolândia, segundo o presidente do Sindicato Rural de Rolândia, Daniel Rosenthal. “Se não houver a agricultura, avicultura e a pecuária, ninguém vai consumir vários tipos de alimentos. Se o agricultor resolver parar, o país para”, afirmou. 

    Agricultura em Rolândia
    De acordo com dados do Sindicato Rural de Rolândia, o município tem em torno de 750 agricultores. “A maioria deles são pequenos, de até 50 hectares ou 500 mil m²”, explicou o presidente. Apenas metade dos agricultores do município faz parte do sindicato, porque muitos deles não se encaixam nas normas. “Para ser sócio, eles têm que ter empregados e nem todos têm, então eles se enquadram no sindicato dos trabalhadores”, esclareceu. 

    A agricultura gera empregos diretos, na lavoura, assim como cria empregos indiretamente, já que o alcance dos produtos e serviços do setor é imenso. O presidente também citou a contribuição das agroindústrias, um setor importante na cidade. No entanto, como opinou Rosenthal, a agricultura e o agronegócio às vezes são vistos como inimigos da população, principalmente por causa do uso de agrotóxicos. Rosenthal defende que eles não são aplicados indiscriminadamente, mas seguem a recomendação do agrônomo. “Eu garanto que o que o consumidor compra no supermercado é sadio”, assegurou. 

    A maior produção de Rolândia é a de milho, que totaliza 120 mil toneladas por ano. Em seguida, está a soja, com 90 mil toneladas, dando 1 milhão e 500 mil sacas. De trigo, são produzidas 15 mil toneladas na cidade e a produção de café resulta em 500 toneladas. “Além dessas culturas que predominam, temos também produção de laranja, cana-de-açúcar, mandioca, leite. Ainda temos o pai do plantio direto, técnica que foi desenvolvida pelo rolandense Herbert Bartz. Nós nos orgulhamos muito de ter ele no nosso sindicato”, concluiu Rosenthal. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: