Pesquisar
Close this search box.

Posto de Coleta de leite UNICOAMOR

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Posto de Coleta de...
    O Posto de Coleta de Leite Humano de Rolândia, sob o comando das nutricionistas chama-se UNICOAMOR (Unidade de Coleta, Orientação e Apoio ao Aleitamento Materno). Ele existe desde março de 2012 e o seu atendimento é de responsabilidade da Secretaria Municipal de Saúde de Rolândia. Está vinculado tecnicamente ao Banco de Leite do Hospital Universitário (HU) de Londrina, integrando a Rede Brasileira de Banco de Leite Humano. 

    O posto de Coleta de Rolândia desenvolve ações de promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno, presta assistência a gestante, puérpera, nutriz e lactente na prática da amamentação.  Atua principalmente atendendo as mães que estejam com dificuldades no aleitamento, como fissuras nos seios, mastite e desconforto na hora da amamentação. Além disso, coleta, armazena e repassa o leite recebido como doação para o Banco de Leite Humano do HU. Todas as etapas do processo são registradas, garantindo a rastreabilidade do produto.

    As mães relataram ótimos atendimentos do UNICOAMOR. “Minha experiência com o posto de coleta foi com a minha primeira filha. Ela não pegava direito o peito tinha dificuldade, não estava ganhando peso, procurei o serviço e me ajudaram, tive um ótimo resultado. No 2º  filho também tive dificuldade na amamentação, não pensei duas vezes, voltei aqui e elas estão me ajudando, me apoiando”, contou Dircéia, mãe de Ester e Rafael. 

    Como doar ou receber
    A unidade está localizada no Centro de Especialidades e seu funcionamento é de segunda a sexta, das 7h às 13h. Atualmente, atende em média 130 mães por mês arrecadando de 15 a 20 litros de leite por semana. Esta quantidade está muito aquém ao ideal, que seria de ao menos 60 litros ao mês.

    Para doar o leite, as mães podem ir até o posto de coleta, ou ligar no telefone 3906-1142 para informações. O leite coletado é enviado para o banco de leite do HU, onde passa pelo processo de pasteurização. É devido a essa capacidade de pasteurizar o produto que Londrina possui o banco de leite e Rolândia, o posto de coleta. O leite materno doado e processado no Banco de leite é usado nas UTIs Neonatal, atendendo os bebês de toda região. 

    Arrecadação de potes 
    Para ajudar o Posto de coleta de Rolândia e o Banco de Leite Humano de Londrina, a Secretaria de Saúde de Rolândia realizará arrecadação de potes de vidros para o armazenamento de leite materno, no dia 05 de agosto, em todas as UBSs da cidade. A população pode ajudar doando potes de vidros, com bordas largas, sem pinturas no vidro e com tampas plásticas, como os potes de vidro de cafés solúveis ou de conserva de palmito, por exemplo. Caso a pessoa tenha o pote de vidro, mas apenas tampas de alumínio, os potes poderão ser doados, mas as tampas devem ser descartadas.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: