Pesquisar
Close this search box.

PMAU está sendo implantado

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. PMAU está sendo implantado
    O Plano Municipal de Arborização Urbana (PMAU) de Rolândia foi concebido pelo ITEDES (Instituto de Tecnologia e Desenvolvimento Econômico e Social) em 2015, mas ainda não tinha saído do papel. Neste mês de agosto de 2019 as primeiras ações do plano, a verificação de árvores, já estão sendo realizadas. 

    No entanto, o PMAU é muito mais amplo e prevê até a troca de árvores. “Por exemplo: se em uma calçada a árvore tiver sido plantada incorretamente e tampar o trânsito, ela será substituída e vai ser colocada outra”, explicou Anderson Buss Cardoso (foto), secretário de Meio Ambiente. O Plano detalha quais árvores são mais indicadas em cada condição: para as calçadas mais largas ou mais estreitas, para avenidas, canteiros, parques e mais. 

    Na área central, como explicou Anderson, a arborização também prezará uma parte estética e como a varrição é feita com mais frequência, não há problema das árvores perderem muitas folhas ao longo do ano. “Recebi até um pedido do vice-prefeito para fazer uma revitalização na rua Santos Dumont. Faremos um levantamento na rua e vou colocar no papel”, declarou. A sugestão do vice-prefeito é de fazer a rua com ipês. 

    Com a oficialização de um departamento de Arborização dentro da secretaria, também facilitará a implantação do PMAU. “Já temos um colaborador responsável por isso. Conversarei com o prefeito e ele fará um decreto que cria essa divisão de arborização, parques e jardins dentro da secretaria”, garantiu Anderson. 

    Também está nos planos do secretário revitalizar o viveiro municipal, que atualmente tem poucas mudas, para ter mais espécies à disposição para o projeto. Como o viveiro está sob a tutela da Infraestrutura, uma reunião já foi agendada para que o Meio Ambiente negocie as questões sobre o local. “Ainda tem muito a melhorar”, afirmou o secretário Anderson Buss. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: