Pesquisar
Close this search box.

Carreta do SENAI traz curso de soldador para Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Carreta do SENAI traz...

    Um curso de soldador gratuito foi aberto em Rolândia e as 40 vagas ofertadas foram esgotadas em apenas um dia. Ofertado pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI), do Sistema FIEP de Arapongas, o curso tem parceria da prefeitura de Rolândia, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e do SINE/Agência do Trabalhador.

    Os 40 inscritos foram divididos em duas turmas de 20 alunos, uma no período da tarde e outra à noite, com aulas de duração de 5 horas por dia. A duração do curso será de 15 dias úteis, começando na próxima segunda (26) e seguindo até o dia 13 de setembro. O curso, com certificado de 60 horas/aula, será ofertado pelo SENAI em uma carreta adaptada que ficará estacionada na Avenida Castro Alves, em frente ao Complexo Esportivo Emílio Gomes.

    A gerente da Unidade da Fiep de Arapongas, Solange Custódio, falou com a reportagem do JR sobre a capacitação com a qual a pessoa sairá ao final do curso. “O objetivo do curso é orientar e aperfeiçoar a pessoa no processo de soldagem”, ressaltou Solange Custódio. Para isso, o participante terá: Introdução aos processos de soldagem; Simbologia de soldagem; Consumíveis utilizados nos processos de soldagem; Introdução teórica ao processo de eletrodo revestido; Prática do processo de eletrodo revestido; Introdução teórica ao processo MIG/MAG; Prática do processo MIG/MAG; Introdução teórica ao processo TIG; Prática do processo TIG; Organização do ambiente de trabalho.

    As inscrições foram centralizadas no SINE, onde formou-se uma fila de interessados. A opção pelo curso de soldador vem da grande demanda das empresas rolandenses por esses profissionais. A curiosidade é que apenas duas mulheres estão entre esses 40 inscritos para o curso – além desses 40 inscritos, há uma lista de espera para o curso de soldador.

    O secretário de Desenvolvimento Econômico, Ernesto Nogueira, ressaltou que os cursos são de extrema importância porque as empresas, ao cogitarem vir à Rolândia, questionam se há mão de obra qualificada. “Precisamos preparar a mão de obra aqui de Rolândia, se não vem gente de fora para cá e nosso trabalhador fica esperando”, comentou.

    Rolândia conseguiu desconto para pagar a realização dos cursos e estadia do ônibus do SENAI. “O município vai investir cerca de R$ 25 mil pelo curso gratuito para a população”, revelou o secretário. Mais cursos estão previstos, segundo Ernesto. “Já estamos programando para o ano que vem ter mais cursos em diversas áreas”, adiantou. Mas ainda neste ano, em outubro, outro curso, de cozinheiro, deve ser realizado para os rolandenses. 

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: