Pesquisar
Close this search box.

Secretaria de Saúde faz campanha de prevenção neste sábado

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Secretaria de Saúde faz...

   Por ocasião do Dia Internacional da Mulher, a Secretaria de Saúde de Rolândia realiza uma campanha de Coleta de Citologia Oncolótica (CCO) neste sábado (12), das 8h às 16h, em todas as sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O CCO tem a função de auxiliar na prevenção do câncer de colo do útero e de mama.
Sueli Woehr Cardoso, 48, coordenadora da atenção primária da Secretaria, relata que serão feitos os exames preventivos de colo do útero em mulheres de 25 a 64 anos, e nas que já iniciaram a vida sexual. Também serão agendados exames de mamografia para mulheres a partir dos 35 anos. As mamografias serão feitas posteriormente em uma clínica em Rolândia.

  Os exames são todos gratuitos, custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). Além dos exames de prevenção, a Secretaria também promove uma assistência odontológica. Os profissionais da área estarão nos postos para orientação das pacientes. Na UBS do Bartira de São Martinho, distritos de Rolândia, o setor de odontologia atenderá apenas até as 12h.

  Na campanha de prevenção feita durante o Outubro Rosa, no ano passado, 824 mulheres fizeram os exames preventivos. Segundo dados repassados por Sueli, o município teve três casos de óbito por câncer de mama em 2015 e um em 2014. A coordenadora lembra que os exames são realizados durante o ano todo. As mulheres têm que procurar a UBS mais próxima para agendá-los. Durante o Outubro Rosa e o mês da mulher são realizadas essas campanhas, aos fins de semana, “para atender a um público maior”, ressalta Sueli.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: