Pesquisar
Close this search box.

Gesta Rolândia: O protagonismo da Mulher no parto

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Gesta Rolândia: O protagonismo...
Com o dia da Mulher na semana passada, queremos tratar do protagonismo do parto. As mulheres durantes décadas lutaram pelos seus direitos de serem reconhecidas, terem direitos de igualdade de gênero, direito de voto, etc. Ganharam destaque na politica, foram ao espaço, ocupam cargos de grandes responsabilidades, mas, vimos se perdendo através dos anos e das tecnologias, o protagonismo do parto.

O parto se tornou assunto meramente médico, principalmente no Brasil, país campeão de cesáreas, onde em alguns hospitais as taxas de cirurgias chega a 80%. Não vimos, mas o parto como um processo fisiológico e normal da mulher, utilizando as intervenções quando realmente necessárias.

Pesquisas cientificas, relatam que mulheres que se mostraram totalmente satisfeita com seus partos foram mulheres que perceberam ter controle do processo, no qual suas opiniões foram ouvidas; o nível de informações que lhe foram passadas durante os procedimentos e se seu consentimento (para os procedimentos) foram percebidos como sendo dados. Resumindo, a mulher tem necessidade de ser tratada como sujeito ativo e participante de todo o processo e não como mero objeto.

Como fazer para tornar-se protagonista de seu parto, do nascimento de seu filho, momento de tantas emoções e carregado de tanto significado? Necessitamos tanto de informações quanto de apoio, daí a importância de se fazer uma boa preparação para o parto! Mas para quê nos preparar se o processo todo é tão normal? Justamente porque, vivemos em uma sociedade e cultura onde o parto não é mais visto como um processo normal, as pessoas, familiares e nós mesmas duvidamos da nossa capacidade de dar à luz! 

Temos que conhecer as opções de parto, nos familiarizar com os procedimentos mais comuns, para poder decidir o que é que queremos para nós, seja você também protagonista do seu parto.
AGENDA

2 º Encontro Gesta Rolândia / 2016 – GRATUITO. 
TEMA: Nascer no Brasil e Alterações Gravídicas (postura, inchaço, desconfortos, respiração e outros) com as fisioterapeutas Ludmila Novelle e Kelly Mayumi.
Sábado (19/03), às 15 horas, na Biblioteca Cidadã Michael Traumann, localizada na rua Antônio Campaner, 1000 – Conj. Domingos Neves (rua da EscolaMaria do Carmo)

Venha participar e tirar suas dúvidas! Nenhuma delas é “boba demais” ou menos importante. O Importante é se informar!

**Favor confirmar presença pelo fone: 3256 8422 ou pelo Facebook em nossa Fan Page: Gesta Rolândia – Participe!!!
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: