Pesquisar
Close this search box.

Calçadas verdes em Curitiba

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Calçadas verdes em Curitiba
Começaram a ser implantadas no centro de Curitiba as “calçadas verdes”. Sinalizadas com tinta verde e branca no chão, elas são ampliações das calçadas tradicionais e servem para estender o espaço de calçada sem a necessidade de obras complexas.

O projeto, segundo a Prefeitura de Curitiba, foi inspirado em cidades como Nova Iorque e Buenos Aires, e tem por objetivo incentivar os deslocamentos a pé. Inicialmente são implantadas cinco áreas de calçadas verdes, todas dentro da chamada “Área Calma”, que possui limite de velocidade de 40 km/h. A obra faz parte do projeto da via calma e garante ao pedestre mais segurança ao atravessar a via.

Até a quarta-feira (02/03) haviam sido pintadas as áreas com tinta verde. Na sequência deve ser concluída a pintura com tinta branca e, por fim, implantados protetores de piso para proteger a área da calçada estendida.

O projeto das calçadas verdes foi desenvolvido pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (Ippuc) em parceria com a Secretaria de Trânsito (Setran) e que também conta com o apoio das secretarias de Meio Ambiente, Obras Públicas e de Governo Municipal. “De uma forma simples, rápida e inteligente, obtemos a requalificação do espaço urbano, sempre buscando a valorização e proteção do pedestre”, destaca o engenheiro Márcio Augusto de Toledo Teixeira, coordenador de Mobilidade Urbana e Transportes do Ippuc, setor responsável pela elaboração do projeto.

A Secretaria de Trânsito distribue folhetos explicativos no local para orientar a população.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: