Pesquisar
Close this search box.

Preventivo contra o câncer uterino: mais de 400 mulheres foram às UBSs

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Preventivo contra o câncer...
A campanha de Coleta de Citologia Oncolótica (CCO), realizada pela Secretaria de Saúde de Rolândia no sábado (12), atraiu mais de 400 mulheres às sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. O CCO tem a função de auxiliar na prevenção do câncer de colo do útero e de mama. Além da coleta do material para o preventivo, foram feitos exames de mama e feitos pedidos de mamografia. Os pedidos de mamografia foram em número de 230 e esses exames foram marcados para uma clínica de Rolândia. Já o material coletado para o CCO será enviado para Londrina e os resultados devem chegar em torno de 30 dias – os casos mais urgentes chegam em menos tempo.

A campanha de coleta envolveu todas as 7 Unidades Básicas de Saúde de Rolândia, que desenvolveram ações voltadas a prevenção da saúde da mulher, enfatizando a prevenção do câncer do colo de útero e mama. A solicitação de mamografia foi para mulheres com mais de 35 anos. A ação foi realizada com a colaboração dos integrantes das equipes da Atenção Básica. Os exames são todos gratuitos, custeados pelo Sistema Único de Saúde (SUS). 

2015
Na campanha de prevenção feita durante o Outubro Rosa, no ano passado, 824 mulheres fizeram os exames preventivos. Segundo dados repassados pela Secretaria de Saúde de Rolândia, o município teve três casos de óbito por câncer de mama em 2015 e um em 2014.

Sueli Woehr Cardoso, 48, coordenadora da Atenção Primária da Secretaria, lembra que os exames são realizados durante o ano todo. As mulheres têm que procurar a UBS mais próxima para agendá-los. Durante o Outubro Rosa e o mês da mulher são realizadas essas campanhas, aos fins de semana, “para atender a um público maior”, ressaltou Sueli.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: