STIAAR lança livro sobre doenças do trabalho

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. STIAAR lança livro sobre...
O STIAAR (Sindicato dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação de Arapongas e Rolândia) lançou o livro “Trabalhar e adoecer na agroindústria”, organizado por Roberto Carlos Ruiz e Fernanda Ikedo. Ruiz é médico, pesquisador em saúde do trabalho e atende os trabalhadores no Sindicato. Ele esteve ontem (17) à tarde na Agrícola Jandelle e estará na Granjeiro Alimentos hoje (18), a partir das 13h.

Segundo o organizador, o livro fala sobre a Norma Regulamentadora (NR) n°36, que trata da segurança e saúde no trabalho em frigoríficos. O livro conta a história da NR 36 e fala de um programa de reabilitação profissional, com portadores de tendinite, problemas de coluna, LER (Lesão por Esforço Repetitivo), DORT (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho) e outras doenças ocasionadas por movimentos repetitivos.

Foram dois anos até a finalização do livro, que além dos organizadores, é assinado por Flávio Magajewski, Jamir Sardá Junior, Marcos Aurélio Espíndola e Paulo Antônio de Barros Oliveira. “Fizemos um trabalho de pesquisa, junto com trabalhadores de frigorífico e conseguimos fazer todo o acompanhamento deles e, na maioria dos casos, conseguimos o controle da doença”, relata Ruiz.

O objetivo, segundo ele, é que os trabalhadores obtenham, por meio da leitura do livro da cartilha da NR 36 e do livro, informações corretas sobre a prevenção das doenças do trabalho e as utilizem em seu dia a dia nas indústrias. “O Sindicato está investindo na prevenção”, explica o médico. Ruiz ressalta que as medidas de prevenção são simples, comparadas às medidas de assistência quando o trabalhador já desenvolveu a doença.

Foram sorteados 50 livros e 50 camisetas entre os trabalhadores da Agrícola Jandelle. Todos os trabalhadores do frigorífico receberam um exemplar da cartilha da NR 36.

Anderson Zanelato, presidente do STIAAR, reforça a importância da leitura do livro pelos trabalhadores. “O trabalhador pode ter uma visão ampla de como funcionam os frigoríficos e sobre a NR 36. Estamos divulgando a cartilha pela segunda vez”, afirma.

idagencia

idagencia

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: