Pesquisar
Close this search box.

Espaço Político: Já faz algum tempo – por Nilton Salgueiro

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Espaço Político: Já faz...
Já faz algum tempo, mas lembro da minha mãe dizendo:
– Faça a sua parte e, se ele continuar errando, o pecado é dele.
A vida me ensinou ainda que toda situação tem dois lados, o bom e o ruim, depende qual você quer ver.
Domingo assisti alguns momentos dos protestos e observei claramente as duas situações se desenhando à minha frente.

Pessoas defendendo a volta do regime militar e as possíveis atrocidades de um período que, mesmo não sendo da minha área, já orientei alunos sobre dados envolvendo desaparecidos.

Por outro lado, vi a busca pela democracia clara e estampada na forma mais legítima que são os protestos nas ruas. 

A própria presidenta lutou para que tal momento fosse possível e este é o lado bom. Vi políticos aproveitadores ligados a desvios de dinheiro destinado para a merenda ou citado na Operação Lava Jato ou que concordaram com o massacre do Centro Cívico contra os professores serem achovalhados pelos que protestavam e isso também foi muito bom.

Ocorre que há também o lado ruim, que vai desde o pedido da volta do regime militar até o pedido de um impeachment de uma presidente eleita de forma democrática pela maioria da população e que, apesar de tantas reclamações, não possui qualquer processo transitado em julgado a seu respeito.
Assim, realizar qualquer juízo prévio sobre a sua culpa é julgar alguém antes deste ter sido condenado e a isso não tenho outro nome a não ser golpe. 

Um golpe convocado por grupos que buscam exatamente esconder as próprias mazelas que causam à sociedade, pois em momento algum vi questionamentos do tipo:

Que tal investigarmos:
A fortuna dos Marinhos? O helicóptero dos Perrela? O desvio do dinheiro da merenda? A reeleição do FHC? A venda do Banestado? A construção do aeroporto em propriedade particular? O massacre que gerou mais de 200 feridos e que está sendo alvo de críticas inclusive pela ONU?  As cobranças feitas pelos auditores da receita estadual para a campanha de certo governador? As concessões de pedágio no Paraná?

Preocupa-me quando a sociedade escolhe apenas um lado para bater e me alegra saber que no meio de tantos que gritavam exclusivamente “Fora PT”, havia aqueles que, em nome do bom senso, expulsaram corruptos de uma passeata contra a corrupção.

Entendam que, nas sábias palavras do meu companheiro Diógenes Cotting, não estamos em lados opostos quando se trata de corrupção. TODOS que forem acusados devem ser investigados (o que não vem acontecendo) e na próxima manifestação que houver se pudermos ir com camisetas da cor que quisermos e a crítica de boa parte não for contra um único partido ou apenas duas ou três pessoas, mas exclusivamente contra a corrupção, podem colocar o meu nome e estarei lá, pois aí haverá apenas o lado bom e, se eu não me envolver, o pecado terá sido meu.

 Professor Nilton Salgueiro
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: