Pesquisar
Close this search box.

Por que movimentar-se é tão importante?

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Por que movimentar-se é...
    O que a prática de exercícios físicos tem a ver com as crianças? Você por acaso já se perguntou ou acha que essa questão não tem ligação alguma com o aprendizado delas? Ok, então está na hora de rever alguns comportamentos e colocar essa criançada para brincar e praticar esportes. Primeiramente é preciso compreender a seguinte palavra:
PSICOMOTRICIDADE  –  Psi = aspecto emocional  + co = cognição + Motriz = movimento + Idade: etapas da vida. Portanto, psicomotricidade é uma ciência que tem como objetivo estabelecer conexões entre três esferas do desenvolvimento humano: o emocional, o físico e o cognitivo, imprescindíveis para a completa evolução do ser humano. Muito bem, parece um pouco complexo de compreender, mas na verdade é necessário perceber que para ocorrer um aprendizado significativo a meninada necessita se movimentar. 

    Desde o nascimento os bebês demonstram um enorme potencial e, com os estímulos que recebem, desenvolvem habilidades inerentes a cada faixa etária. Entretanto, conforme vão crescendo e com a tecnologia cada vez mais acessível eles estão facilmente conectados ao mundo digital e é natural que permaneçam horas sozinhos na frente do computador ou da televisão, mas não consigam ou não queiram brincar de amarelinha, pular corda, correr ou subir em árvore, porém dominam com maestria o controle do vídeo game. 

    Sendo assim, a garotada vai crescendo sem compreender os movimentos que seu corpo tem capacidade de realizar e essas limitações poderão afetar em seu desenvolvimento, limitando assim a aquisição das habilidades motoras, as quais são a base para a apropriação do conhecimento na fase escolar.

    Para muitos pais, devido a correria do cotidiano, permitir que seu filho(a) tenha em mãos o celular ou fique conectado nas mídias digitais por horas a fio, parece num primeiro momento uma boa solução. 

    Contudo, é preciso saber dosar e oportunizar para as crianças espaços onde possam se movimentar diminuindo as chances do sedentarismo e contribuindo para o seu desenvolvimento global. Vamos lá, aproveite estes dias de recesso escolar devido ao “coronavírus – Covid-19”, para relembrar brincadeiras da sua época levando, seu filho (a) a vivenciar experiências do brincar, de se movimentar (correr, pular), além de criar laços e memórias que certamente serão lembradas por eles com carinho você estará colaborando em seu crescimento de forma saudável. E quando tudo isso passar te convidamos a levá-lo as atividades dos ‘Tucaninhos Kids’ que acontecem todas as terças e quintas a partir das 18 horas no estádio Erich George.

Loreane Stefanon – Formada em Letras – Hispano e Pedagogia – Professora do Fundamental I do município de Rolândia.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: