Pesquisar
Close this search box.

Comércio permanece fechado em Rolândia

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Comércio permanece fechado em...

    Na sexta-feira (03), o Comitê de Gestão de Crise da Covid-19 de Rolândia (CGCC-19) decidiu pela permanência do fechamento do comércio por, pelo menos, mais uma semana. Inicialmente, o comércio ficaria fechado até esta segunda-feira (06), mas o novo decreto, que deve ser publicado ainda nesta segunda, mantém o fechamento até o domingo (12). O novo documento também faz algumas modificações no atendimento de alguns estabelecimentos e amplia os serviços essenciais.

    Pela manhã, o prefeito Luiz Francisconi participou de uma reunião da Associação dos Municípios do Médio Paranapanema (AMEPAR), em Londrina. Nesse encontro, a maioria dos 18 prefeitos presentes votou pela continuidade da quarentena por, pelo menos, mais uma semana.

    Foi com essa decisão que Francisconi participou da reunião do CGCC-19. Estavam presentes, ainda, o vereador Alex Santana, secretários, membros da Vigilância e da Saúde, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR), Marcio Lopes. Essas pessoas fazem parte do Comitê.

    O novo decreto estabelece que os serviços e atividades essenciais de atendimento ao público de supermercados, bancos, padarias e lotéricas continuam autorizados. Esses serviços devem ter equipamentos de segurança pessoal que precisa ser disponibilizado para todos os colaboradores, bem como, cuidados redobrados na higienização das mãos e ao número de clientes que poderão adentrar nos estabelecimentos. Esses cuidados ficam a cargo dos proprietários dos estabelecimentos. As conveniências poderão apenas vender os produtos. Nada poderá ser consumido no local. Os restaurantes continuam a atender através de entregas. O novo decreto estabelece que os supermercados não poderão abrir aos domingos.

    Os estabelecimentos bancários vão ter que se responsabilizar pela verificação da adoção de medidas que restrinjam a aglomeração de pessoas, com o distanciamento mínimo de dois metros entre uma e outra, com os cuidados estabelecidos nos decretos anteriores em relação à higienização e outros. Isso também se refere às filas que ficam do lado externo das agências – também responsabilidade dos bancos. Além disso, o decreto também estabelece que os caixas eletrônicos estejam à disposição dos usuários apenas até as 19:00.

    A novidade desse novo decreto faz menção às auto-peças, moto-peças, oficinas, auto-center, bicicletaria, materiais de construção, borracharia, guincho, serviços de tecnologia e processamento de dados que dão suporte de outras atividades a outras ligadas. Também podem atender levando em consideração as regras de higienização impostas nos decretos anteriores.

    As prestações de serviços como salões de beleza, barbearias, cabeleireiros, manicures, food trucks, casa de tintas, podem ser personalizados ou por delivery. “Mesmo o atendimento com hora marcada deve seguir todos os protocolos de higienização e higiene: máscara para a pessoa que for até o local, álcool em gel”, ressaltou Francisconi ao JR. A quantidade de pessoas dentro desses locais também deve ser observada. Entre as que estão fechadas atualmente pelo decreto anterior, o novo documento também vai caracterizar quais poderão atender por delivery entre bares, lounges, tabacarias, feiras livres.

    Permanece também a produção e distribuição de energia elétrica, gás e combustíveis; Assistência médica e hospitalar; Assistência veterinária; Produção, distribuição e comercialização de medicamentos para uso humano e veterinário e produtos odonto-médico-hospitalares, inclusive na modalidade de entrega delivery e similares. 

    Tratamento e abastecimento de água; a produção, distribuição e comercialização de alimentos para uso humano e veterinário, inclusive na modalidade de entrega delivery e similares; agropecuários para manter o abastecimento de insumos e alimentos necessários à manutenção da vida animal; funerários; transporte coletivo, inclusive serviços de taxi e transporte remunerado privado individual de passageiros; fretamento para transporte de funcionários de empresas e indústrias cuja atividade esteja autorizada ao funcionamento; transporte de profissionais da saúde e de coleta de lixo.

    Permanece também a captação e tratamento de esgoto e lixo; telecomunicações; processamento de dados ligados a serviços essenciais; imprensa; segurança privada; transporte de cargas de cadeias de fornecimento de bens e serviços; serviço postal e o correio aéreo nacional.

    Atividades médico-periciais relacionadas ao regime geral de previdência social e a assistência social; atividades médico-periciais relacionadas com a caracterização do impedimento físico, mental, intelectual ou sensorial da pessoa com deficiência, por meio da integração de equipes multiprofissionais e interdisciplinares, para fins de reconhecimento de direitos previstos em lei, em especial na lei federal n.° 13.146, de 6 de julho de 2015 (estatuto da pessoa com deficiência).

    A reunião terminou depois de mais de uma hora e meia e ficou determinado que o comércio da cidade de Rolândia vai permanecer fechado até o dia 06 de abril, seguindo recomendação de Decreto Municipal, que segue a linha do decreto do Governo Estadual. O principal argumento em favor disso foi o fato da cidade, e o Brasil, ainda estar no período em que pode ocorrer o pico de maior contágio da covid-19.

    Francisconi lembrou, ainda, que alguns se negaram a continuar com a quarentena e sofreram uma interferência do Ministério Público do Estado do Paraná que solicitaram que esses municípios mantivessem o comércio fechado. Caso contrário, o órgão exigiria uma explicação técnica que motivou a reabertura do comércio.

    O decreto deve ser publicado ainda nesta segunda-feira (06) e pode ter algumas modificações em relação à entrevista dada pelo prefeito ao JR, material que foi base dessa matéria. Se isso ocorrer, haverá uma atualização. Uma nova reunião do Comitê Gestor de Crise da Covid-19 de Rolândia irá ocorrer nesta sexta (10).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: