Pesquisar
Close this search box.

Pagamento único do IPTU vence dia 13

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Pagamento único do IPTU...

    Contribuintes podem pagar a parcela única com desconto de 15% até a segunda-feira; muitos rolandenses pediam prorrogação do prazo por causa da pandemia

    Os prazos para pagamento do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) não serão prorrogados em Rolândia. O pagamento da primeira parcela ou o pagamento em cota única (com 15% de desconto no valor do IPTU) tem o vencimento no próximo dia (10) de abril, mas devido ao feriado, poderá ser pago até a segunda-feira, dia 13.

    O diretor do setor de tributação da Prefeitura Municipal, Maurílio Puliquese, falou com o JR e explicou que, diferente do que ocorre em alguns municípios, o imposto aqui na cidade não poderá ser prorrogado, pois o vencimento da conta única ainda não ocorreu. Maurílio esclareceu que a cidade de Londrina prorrogou o pagamento do IPTU porque já tinha recebido a maior parte de sua cota única, vencida em janeiro.

    “O vencimento da conta única deles já ocorreu em dias específicos do mês de janeiro, o que garantiu ao município um recebimento de 200 milhões de reais. Em Rolândia, o vencimento ainda vai acontecer no próximo dia (13) de abril e uma prorrogação seria algo inviável. Teria que haver um projeto de lei e passar por aprovação na Câmara de Vereadores”, explicou.

    Ainda conforme o diretor o IPTU em Rolândia é sempre referente ao ano anterior vigente, ou seja, os carnês de pagamento de 2020 se referem ao ano de 2019. O pedido é para que, quem puder, que pague o IPTU já que boa parte desse dinheiro vai para a Saúde e para o combate à Covid-19.

    ISS postergado
    O diretor da Tributação explicou que a prefeitura já fez o que poderia com relação à postergação de imposto com o ISS (Imposto Sobre Serviço). O imposto que teria que ser pago em abril (referente a março) foi postergado para outubro, o maio ficou para novembro e o de junho pode ser pago em dezembro. A pessoa pode pagar até essas datas se não quiser que se acumule nesses três meses no final do ano.

    Onde pagar?
    Neste ano, bancos, cooperativas de créditos, lotéricas, representantes bancários (como os Correios), estão autorizados a receber o imposto. A medida é uma solicitação antiga dos rolandenses e pode influenciar até no recebimento, aumentando o percentual de pessoas que pagam o IPTU todos os anos. A Secretaria de Finanças de Rolândia informou que foram impressos 31.082 carnês (23.408 residenciais, que são azuis, e 7.674 de terrenos, amarelos). O valor de 2020 teve um reajuste de 3,19%, inflação do período.

    Parcelamento
    O IPTU pode ser parcelado em até sete vezes, com vencimentos no dia 10 de abril (que excepcionalmente por conta do feriado pode ser pago no dia 13), maio, junho, julho, agosto, setembro e outubro. O carnê de IPTU para terrenos vazios tem mais R$ 59,24 referente à Taxa de Iluminação Pública. Para áreas construídas, o cidadão vai pagar o IPTU mais a Taxa de Coleta de Lixo (calculada de acordo com a metragem da área).

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: