Pesquisar
Close this search box.

Dicas para incentivar o amor pela matemática

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Dicas para incentivar o...

    O aprendizado da matemática está presente em todas as atividades diárias de uma pessoa. No caso das crianças, o estímulo às habilidades numéricas e aritméticas na primeira infância – que compreende os primeiros cinco anos de vida – é fundamental para o desenvolvimento da lógica-matemática.

    Ter contato com a disciplina desde a infância estimula a visão analítica, o levantamento de hipóteses e a resolução de desafios, levando as crianças a aplicarem os conceitos da matéria na sua rotina e a se sentirem seguras para continuar aprendendo.

    A disciplina também trabalha a organização, a concentração e a criatividade. Habilidades essas que contribuem para um bom desempenho nas demais componentes do currículo escolar e ajudam os pequenos a se tornarem cidadãos mais críticos e conscientes.

    Confira algumas dicas para incentivar seu filho a gostar da matemática.

    Comece desde cedo
    Antes mesmo de entrar na escola, é importante que os pais mostrem como a matemática está presente nos acontecimentos do dia. Quando estiver preparando o lanche, mostre a quantidade de ingredientes na mesa, deixe que a criança aprenda a contar quantos biscoitos comerá ou com quantas laranjas se faz um copo de suco.

    Ensine seu filho a usar o dinheiro
    A matemática é base da contabilidade e isso fará parte da vida do seu filho quando ele crescer. Ainda na infância, é importante que aprendam como utilizar de maneira correta e inteligente o dinheiro. Ensine ao seu filho quanto custa os pães do café da manhã, como lidar com trocos ou como economizar na mesada para comprar brinquedos educativos.
   
    Demonstre entusiasmo
    Para aprender a gostar, a criança precisa perceber que os pais também gostam. Por isso, sempre deve haver muito entusiasmo ao falar em cálculos, números e conceitos matemáticos.

    O Kumon utiliza um método único, que estimula a concentração, o raciocínio e a autonomia nos estudos. A ideia é que a criança se sinta motivada e confiante para prosseguir no seu ritmo, sem pressões nem estresses desnecessários. As atividades de matemática foram feitas para desenvolver o raciocínio lógico e a capacidade básica de cálculo, competências muito importantes na escola, nos vestibulares, na vida profissional e em muitas áreas da vida pessoal. Logo, quanto mais cedo os pequenos adquirirem essas habilidades, mais oportunidades terão no futuro.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: