Pesquisar
Close this search box.

Descarte de máscaras e luvas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Descarte de máscaras e...

    Aquilo que serve para proteger também pode se tornar uma ameaça, principalmente para outras pessoas. Máscaras e luvas usadas, assim como lenços e guardanapos, devem ser descartadas de modo adequado, isso para evitar do novo coronavírus (Covid-19). Caso contrário, esse material pode funcionar como difusores da doença.

    Com esse objetivo, a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Sustentável e do Turismo e o Instituto Água e Terra (IAT) se uniram à Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) e à Universidade Federal do Paraná e Universidade Tecnológica Federal do Paraná para orientar a população paranaense sobre como descartar os equipamentos de proteção individual (EPI), durante a pandemia do coronavírus.

    Uma equipe multimodal criou os cartazes Unidos Contra a Covid-19 e disponibilizou para a população, e também para as prefeituras de todo o Paraná, informações no formato digital para impressão e divulgação em redes sociais, com critérios técnicos sugeridos pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelos pesquisadores destas instituições. As ilustrações, objetivas e de fácil compreensão, ensinam como descartar luvas e máscaras com segurança sem aumentar o risco de contaminação da doença.

    O objetivo é que essas informações cheguem aos lares, empresas, catadores de material reciclável e coletores de resíduos domésticos. Por falta de orientação muitas pessoas descartam esses resíduos em parques, praças e estacionamentos.

    A orientação é que o indivíduo dispense máscaras, luvas, guardanapos e lenços usados diretamente nos lixos do banheiro. A conduta evita que o catador de reciclável manuseie o material contaminado durante a coleta.

    Comércio
    As empresas serão orientadas a providenciar recipientes exclusivos para máscaras, luvas, lenços, guardanapos e outros materiais, ou seja, aqueles que foram utilizados pelos clientes dentro dos estabelecimentos. Depois que o material for ensacado, que ele seja devidamente identificado como material contaminado, protegendo os coletores e tendo a destinação correta.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: