Pesquisar
Close this search box.

Rolândia tem morte por Covid-19

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Rolândia tem morte por...

    O município de Rolândia teve uma morte confirmada em decorrência do novo coronavírus nesta quarta-feira (03). Trata-se de uma mulher de 76 anos de idade e que tinha outras comorbidades. A notícia foi divulgada pelo Hospital Universitário de Londrina, onde a paciente estava internada na UTI desde o dia 21 de maio.

    De acordo com informações do HU, a paciente rolandense veio da da Santa Casa de Londrina, onde havia realizado uma cirurgia em fêmur no dia 13 de maio – teve infarto agudo do miocárdio no ato operatório e ficou em leito de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) na Santa Casa. Ao seu quadro agregou-se dispneia e desconforto respiratório, entre outros sintomas. Por causa da dispneia e do contato com casos suspeitos de Covid-19, foi coletado exame e confirmado a Covid-19.

    A paciente foi levada ao HU no dia 19 de maio: estava estável e acordada. Por ser de difícil comunicação, tinha Mal de Alzheimer, a paciente não conseguiu informar sobre comorbidades prévias e medicações de uso contínuo. No dia 20 do mês passado, houve sinais de hipertensão e saturação descompensada e teve que ser intubada. No dia posterior, seu caso ficou mais grave e ela foi para a UTI do Universitário. Seu quadro continuou se agravando e ela faleceu nesta quarta-feira, às 6h30.

    Até nesta quarta-feira, Rolândia tinha 14 casos confirmados de Covid-19. Desses, 9 pessoas estão curadas, uma pessoa internada na enfermaria do HU e três em isolamento domiciliar em Rolândia. Essas três pessoas vêm sendo acompanhados pela Secretaria Municipal de Saúde e passam bem. Outros cinco pacientes de Rolândia aguardam resultado do teste para saber se estão infectados por Covid-19 ou não, de acordo com a Secretaria Estadual de Saúde (SESA).

   A Secretaria Municipal de Saúde informa ainda que 104 pacientes estão em isolamento domiciliar em Rolândia, acompanhados pela Secretaria, acometidos por Síndrome Gripal (SG) – que é quando o indivíduo apresenta quadro respiratório agudo, caracterizado por sensação febril ou febre, mesmo que relatada, acompanhada de tosse ou dor de garganta ou coriza ou dificuldade respiratória.

   Desde o início da pandemia, 887 pacientes de Rolândia se curaram de doenças respiratórias: nove deles de Covid-19 e 878 de SG ou de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG).

   Desde abril, a UBS Central (Rua Alzira Tiburski, 102) é a unidade de referência para atendimento aos casos de coronavírus no município. O funcionamento é das 7h às 22h de segunda a sexta-feira e aos sábados e domingos das 7h às 19h. O protocolo do Ministério da Saúde indica que o paciente primeiro informe o caso por telefone antes de procurar o atendimento presencial. O contato pode ser pelos números 3906-1125 / 3906-1121 / 3906-1145 / 3906-1134 (de segunda a sexta das 8h às 17h) – os fones de plantão são o 9.9166-0401 ou 9.9166-0332.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: