Pesquisar
Close this search box.

Aposentados, pensionistas e beneficiários do INSS que receberam atrasados entre junho de 2009 e março de 2020 podem ter valor a mais para receber

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Aposentados, pensionistas e beneficiários...
    Em 03/10/2019, o STF decidiu que a utilização da TR (Taxa Referencial) como índice de correção monetária não reflete a inflação e é inconstitucional, determinando a aplicação do IPCA-E para todos os processos judiciais ajuizados contra o INSS a partir de 26/06/2009. A decisão transitou em julgado em 03/03/2020. Diversos processos que estavam sobrestados, aguardando a decisão, voltam a tramitar. 

    Para os processos previdenciários em andamento basta o pedido de afastamento da TR e aplicação do IPCA-E. 
Já para os processo que terminaram e houve recebimento dos atrasados com a aplicação da TR, é necessário o desarquivamento dos autos e o pedido de execução complementar para recebimento do valor residual.

    Isso é possível o pois o STF não procedeu a modulação de efeitos do RE 870.947, de modo que seus efeitos são ex tunc (retroagem).

    Inclusive, em sede de Embargos de Declaração, a Corte decidiu que conferir eficácia prospectiva à declaração de inconstitucionalidade do índice previsto no artigo 1º-F da Lei 9.494/1997, com a redação dada pela Lei 11.960/2009, é incongruente e esvazia o efeito prático da decisão para um universo expressivo de destinatários da norma.

    Portanto, se você recebeu atrasados do INSS entre junho de 2009 a março de 2020, verifique se tem que direito ao recebimento do valor excedente. 

    Vale a pena conferir!! A diferença entre a TR e o IPCA-E é considerável e grande parte das decisões proferidas nesse período podem ser revisadas. 

Dúvidas e sugestões:
Insta: @brandaocanella

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: