Pesquisar
Close this search box.

Igreja abre sua escola para as pessoas se protegerem da fome e do frio

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Igreja abre sua escola...

    “Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me”.

    A Igreja Cristianismo Decidido da Vila Oliveira abriu as portas de sua escola “Luz para o Mundo” para as pessoas em situação de rua desde a sexta-feira (21), dia em que uma grande frente fria fez as temperaturas caírem. “Nós fazemos esse abrigamento na Casa Ceel, mas só podemos colocar pessoas a cada 15 dias, uma solicitação da Vigilância Sanitária. Por isso tivemos a ideia de abrigar essas pessoas aqui na escola”, revelou o pastor Satyrio Storbem Filho, da Cristianismo. A ação ocorre em parceria com a Secretaria de Assistência Social do município e a igreja deve receber pessoas até esta quarta-feira, pelo menos.

    Na sexta, o Jornal de Rolândia fez uma transmissão ao vivo pelo Facebook e algumas pessoas entraram em contato com o pastor. “Na sexta-feira, abrigamos duas pessoas, quatro no sábado e cinco no domingo. Neste momento, a igreja está abrigando quatro homens e uma mulher”, afirmou Satyrio. Além do local para poderem passar as noites, a igreja também oferece refeições e café da manhã.

    “Como vai permanecer frio nesta semana, vamos continuar recebendo estas pessoas. A ideia é abrigarmos estes moradores até quarta-feira aqui na igreja, e depois aquelas que tiverem o interesse serão encaminhadas para o projeto Abrigo Ceel”, explicou. Além desta ação, voluntários da Igreja também saem à noite para oferecer sopa e cobertores para os moradores em situação de rua que preferem não ir para o abrigo.

    A secretária de Assistência Social, Silvana Manganotti, esteve no local e falou sobre esta ação. “Aqui tem comida e roupa para estes moradores que estão em situação de vulnerabilidade. Quem souber de pessoas que estão nesta situação podem entrar em contato conosco”, afirmou. A Igreja Cristianismo Decidido fica na Rua Urânio 76, na Vila Oliveira. Os telefones para contato com os voluntários são o (43) 3311- 6880 e o 3311-6855. O telefone da Assistência Social é o (43) 3906-1139.

    Projeto Abrigo Ceel
    A casa de acolhimento é voltada para pessoas em situação de rua. Há cerca de sete anos, a Igreja Cristianismo Decidido já realizava de forma voluntária o trabalho de abordagem nas ruas, oferecendo comida e cobertores e resolver aperfeiçoar este serviço social. A Casa Abrigo Ceel está apta a receber moradores de rua – homens e mulheres a partir dos 18 anos de idade.

    Na abordagem, eles oferecem pouso para o morador e, no dia seguinte, conversam com a pessoa, para e saber se ela tem interesse em ser inserida no projeto Ceel. Um psicóloga e um assistente social fazem uma entrevista para saber como ajudar de acordo com a especificidade de cada caso. O projeto trabalha em parceria com serviços e órgãos públicos como a secretaria de Assistência Social.

    Dentro da casa, a intenção principal é ocupar o tempo dos acolhidos com tarefas e ressocialização. Pela manhã, os internos ajudam na limpeza da casa, cuidado da horta e alimentação. Durante a tarde e noite, haverá grupos de apoio e terapêuticos, células e cuidado psicológico.

“Porque tive fome, e destes-me de comer; tive sede, e destes-me de beber; era estrangeiro, e hospedastes-me; Estava nu, e vestistes-me; adoeci, e visitastes-me; estive na prisão, e foste me ver. Então os justos lhe responderão, dizendo: Senhor, quando te vimos com fome, e te demos de comer? ou com sede, e te demos de beber? E quando te vimos estrangeiro, e te hospedamos? ou nu, e te vestimos? E quando te vimos enfermo, ou na prisão, e fomos ver-te? E, respondendo o Rei, lhes dirá: Em verdade vos digo que quando o fizestes a um destes meus pequeninos irmãos, a mim o fizestes.” Mateus 25:35-40

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: