Pesquisar
Close this search box.

Agosto Dourado: ação do São Rafael orienta puérperas

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Agosto Dourado: ação do...
    Em agosto, mês de incentivo à amamentação, o Hospital São Rafael de Rolândia realizou uma ação com puérperas do município para abordar o tema. Para conversar com as mães sobre o assunto, a Comissão de Humanização Hospitalar da instituição convidou a consultora em amamentação Taline Garcia, da Maternitá Consultoria, para um bate-papo cheio de informações com as lactantes no dia 20. 

    “Participaram desta ação 10 puérperas. O bate-papo ocorreu na maternidade, e todas estavam com distanciamento seguro para não colocá-las em algum risco”, explicou a psicóloga e presidente da Comissão de Humanização Hospitalar, Larissa Azevedo. 

    Durante a conversa, a consultora repassou às puérperas que, por meio do leite materno, o recém-nascido fica protegido de doenças. Além de benefícios orgânicos, como a transmissão de anticorpos da mãe para a criança, a amamentação pode evitar problemas fonoaudiológicos, respiratórios, auditivos e psicomotores.

    Além disso, a consultora também pontuou para as participantes que a amamentação é um dos vínculos afetivos mais fortes entre a mãe e o bebê. Logo após o nascimento, o momento de nutrir o filho torna-se também de interação e de troca com o recém-nascido. Essa etapa requer além de adaptação e orientação, apoio do pai e da família, pois sempre gera muitas dúvidas. 

    “Foi uma roda de conversa entre a consultora e as puérperas. Pensamos que este seria um bom momento para elas tirarem as dúvidas sobre o aleitamento materno, tão importante nos primeiros meses do bebê e que exige muito também das mães”, afirmou Larissa.

    Além da palestra, as mamães receberam de presente almofadas de amamentação, dadas pela Comissão. A psicóloga ressaltou que nem sempre amamentar é algo confortável, principalmente no início – quando mamãe e bebê ainda estão se conhecendo e se acostumando um com o outro. “A almofada de amamentação é algo que pode ajudá-la bastante, pois posicionará o bebê de maneira confortável para a sucção, até ajuda a prevenir engasgos”, salientou.

    Para a mãe, a almofada também traz benefícios, tais como a redução da tensão muscular dos braços, pescoço e ombros, e alívio das dores de coluna, principalmente por permitir um posicionamento melhor do bebê. As peças foram confeccionadas exclusivamente para as puérperas que participaram do evento. 

    Agosto Dourado – A cor dourada está relacionada ao padrão ouro de qualidade do leite materno. O Agosto Dourado simboliza, assim, a luta pelo incentivo à amamentação. A Campanha Mundial da Amamentação destaca a conscientização dos pais e familiares sobre seu papel no apoio à prática do aleitamento materno. 

    A orientação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é que bebês sejam alimentados, exclusivamente, até os seis meses do leite da mãe por ter os nutrientes necessários para um desenvolvimento mais saudável. A OMS também reforça a importância do leite materno para crianças até dois anos.

    Há 20 anos em agosto acontecem ações em todo o mundo em prol da amamentação. Durante o Agosto Dourado é realizada a Semana Mundial da Amamentação, que destaca a promoção da saúde por meio da proteção, nutrição e desenvolvimento da criança. A Semana Mundial da Amamentação é pactuada pela Aliança Mundial para Ação em Aleitamento Materno, a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em mais de 170 países.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: