Pesquisar
Close this search box.

Candidatos a prefeito de Rolândia falam sobre Educação – Alex Santana

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Candidatos a prefeito de...

    No início de sua série de perguntas aos candidatos ao posto de prefeito de Rolândia, o JR perguntou sobre Educação, CMEIs, Ensino Integral e fila de espera nas creches. A pergunta foi enviadas a todos os candidatos. 


    Planos para a Educação
    Nossos planos envolvem desde a mais simples necessidade das famílias até a reestruturação dos serviços e recursos disponíveis para a nossa rede municipal de ensino.  Ao mesmo tempo vamos garantir uniforme escolar para todas as crianças, uma necessidade básica e imprescindível. Iremos estimular políticas públicas e parceria com instituições de ensino privadas, que permitam o custeio da capacitação dos professores. Buscaremos um ensino melhor, com professores mais capacitados. Mas também queremos que nossas crianças tenham à disposição uma escola preparada, de forma digital, atualizada aos dias de hoje. Para isso, vamos buscar parceria com a rede privada, para implantação ou expansão de rede digital por meio de fibra ótica em todas as unidades escolares do município.  Teremos atuação também no acompanhamento escolar do aluno, implantando o Serviço de Apoio Pedagógico, que tem um objetivo reduzir a defasagem pedagógica entre os alunos. Da mesma forma, vamos implantar o Projeto Khan, permitindo que o ensino de matemática seja através de plataformas digitais. Em linhas gerais, vamos atuar em todos os níveis para aumentar e melhorar a nossa qualidade de ensino, visando transformar Rolândia em um exemplo para o Paraná.

    O Ensino Integral pode ser implantado?
    Sim, pode e deve ser implantado, porque essa é uma prioridade das famílias, haja vista a necessidade de todos os membros da família trabalhar como forma de sustento. É preciso garantir que a criança tenha acolhimento na escola em tempo integral e para garantir isso, basicamente, se resulta por meio de uma ação coordenada e decidida do poder público. É preciso reorganizar e planejar a rede municipal para gerir o ensino em tempo integral. Desta forma, inclui naturalmente a necessidade de uma capacitação dos nossos professores. 

    Como reduzir as filas por vagas 
    Da mesma forma que as mulheres precisam de mais oportunidades profissionais, pois são elas responsáveis por contribuir com a renda família, e em muitos casos são as únicas que possuem emprego na residência.  Existem formas objetivas de reduzir imediatamente o déficit de vagas. Inicialmente, realizar parcerias com sociedade civil organizada, por meio de chamamento público e transferência de recursos, até que as vagas possam ser oferecidas, exclusivamente, pelo poder público. Também há intenção e necessidade de buscar junto ao governo federal, estadual e iniciativa privada, os recursos necessários para implantação do “PROGRAMA CRECHE PARA TODOS”. Queremos que as famílias residentes nos bairros mais distantes da região central tenham esse serviço próximo onde residem, evitando o deslocamento pra outras localidades da cidade para ser contempladas com vagas para as crianças,  

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: