UBSs ampliam oferta de preventivo e mamografia

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. UBSs ampliam oferta de...
    Todas as Unidades Básicas de Saúde de Rolândia – exceto a UBS Central de Rolândia referência para atendimento aos casos de coronavírus – estão oferecendo ampliação de coleta de preventivo e solicitações de mamografia. A ação marca o Outubro Rosa para conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce de câncer de mama e de colo do útero.

    Coleta de preventivo
    Segundo explicado pelo enfermeiro Carlos Henrique Beltrame, coordenador dos programas especiais da atenção  primária da Secretaria de Saúde, a coleta de preventivo é voltada para mulheres de 25 até 64 anos de idade. “É importante dizer que a coleta do preventivo precisa ser previamente agendada na unidade, pois os postos estão controlando as agendas de modo que não gere aglomerações, causando o risco de contaminação”, informou. Caso seja identificada alguma alteração nesse exame de rotina, a paciente será orientada pelos profissionais da rede municipal de saúde sobre os procedimentos seguintes. 

    De acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca), esse exame é essencial para a prevenção do câncer de colo de útero, que é um dos tumores que acontece com maior frequência em mulheres e é o quarto causador de morte em mulheres no país. 

    Esta coleta é um exame ginecológico de citologia vertical simples, rápido, geralmente indolor e muito importante para verificar a saúde da mulher. O exame consiste em coletar células do colo do útero e diagnosticar lesões ou alterações presentes no órgão que podem indicar o Papilomavírus Humano (HPV), que é o maior causador do câncer de colo de útero. 

    O exame de também pode diagnosticar outras doenças sexualmente transmissíveis, como sífilis, gonorreia e entre outras. O Ministério da Saúde recomenda que as duas primeiras coletas do exame, sejam feitas anualmente e, se não houver alterações, o exame pode ser realizado de três em três anos.

    Mamografia
    Já a mamografia é um exame de rotina em mulheres de 50 a 69 anos para detecção precoce de possíveis casos de câncer de mamas, podendo ser solicitado naquelas mulheres com sintomatologia clínica ou achado palpatórios. Ela é capaz de detectar pequenos tumores que não determinam sintomas e, associada ao tratamento adequado, aumenta as chances de cura da doença. Do mesmo modo como ocorre com os preventivos, os exames de mamografia também precisam ser agendados nas unidades com antecedência. “Para agendar o exame basta entrar em contato a UBS mais próxima de sua residência, preferencialmente por telefone. Cada unidade possui suas agendas próprias de segunda a sexta que funcionam das 7:00 às 16:00”, informou o enfermeiro.

    24 é o Dia D
    No sábado (24), as unidades estarão abertas, das 08 às 14 horas, para realizar um “Dia D” da campanha. Também será necessário fazer o agendamento para poder realizar o exame neste dia.

    Agendamento
    Para agendar o atendimento, deve-se ligar sempredas 9:00 às 16:00, de segunda a sexta, nos telefones das UBSs: Parigot 3906-1104; Santiago 3256-7152; San Fernando 3255-1757; Nobre 3256-7358; Bartira 3255-9003; São Martinho 3240-1114 e Tomie Nagatami 9.9166-0451.

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: