Pesquisar
Close this search box.

Candidatos falam de segurança e guarda municipal – Alex Santana

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Candidatos falam de segurança...

    Na quinta semana da série de perguntas aos candidatos ao posto de prefeito de Rolândia, o JR quis saber as posições de cada um sobre a questão de segurança e também sobre a viabilidade da Guarda Municipal na cidade


    Como melhorar a segurança em Rolândia? É possível implantar a Guarda Municipal? De que maneira? – Candidato Alex Santana (PSD) e seu vice João Ardigo (PP)

    O Art. 144 da Constituição Federal determina que a segurança pública é partilhada entre os governos federal, estadual e municipal, e cada um deles governo tem a obrigação de realizar investimentos para melhorar esta área. 
O governo estadual é responsável pelo policiamento ostensivo e de prevenção, ou seja, a organização e manutenção das polícias Militar e Civil.

    Quanto à nossa cidade, pretendo desenvolver necessariamente ações de prevenção à violência, buscando parcerias com o governo estadual e também parcerias privadas para instalação de equipamentos de segurança, como iluminação e câmeras de monitoração.  

    Pretendo criar programas de profissionalização e lazer com o objetivo de ocupar os jovens no período em que não estão nas salas de aula; promover programas de educação nas escolas que visem promover a redução das ações violentas; além de reativar e estimular a participação do Conselho Comunitário de Segurança Pública.

    Pretendo fortalecer a representatividade de nosso município junto ao Governo Estadual com o objetivo de trazer mais policiais e reativar os módulos nos Distritos.

    Quanto à criação da Guarda Municipal, embora considere de suma importância sua atuação para proteção do patrimônio publico, entendo que em um primeiro momento não seria possível criá-la, pois não temos orçamento para tanto. 

    Com a queda da arrecadação neste ano de 2020 por conta da pandemia temos que ser cautelosos e, especialmente, “colocar a casa em ordem”, inclusive atendendo as obrigações pendentes junto aos servidores municipais.

    Entretanto, com a aplicação do nosso Plano de Governo em todas as áreas e o conseqüente aumento de arrecadação com o decorrer do tempo, entendo que futuramente, juntamente com a comunidade, poderemos discutir e avaliar a viabilidade da implantação da Guarda Municipal.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: