Pesquisar
Close this search box.

Candidatos abordam o Fundo Municipal de Cultura – Ailton Maistro

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Candidatos abordam o Fundo...

    Na sexta semana da série de perguntas aos candidatos ao posto de prefeito de Rolândia, o JR quis saber sobre a política do Fundo Municipal de Cultura


    O Fundo Municipal de  Cultura de Rolândia – O candidato a prefeito Ailton Maistro e  seu vice Marcio Vinícius, do PSL


    A cultura é de fundamental importância para o município e sua população. É através dela que expressamos o conhecimento e os hábitos do nosso povo. Rolândia tem um patrimônio cultural riquíssimo e que não vem sendo muito valorizado. Os diferentes grupos de imigrantes alemães, japoneses e italianos nos brindam com os costumes trazidos dos seus países e devemos incentivar todas essas manifestações artísticas com a intenção de mantermos vivas todas essas memórias.

    Para se fomentar todas essas atividades culturais, pela legislação vigente, O Fundo Municipal de Cultura depende da definição anual estabelecida na Lei Orçamentária Anual (LOA), em até 1% das receitas correntes provenientes de recursos não vinculados. O município também obtém repasses dos governos federal e estadual.

    Todo artista, escritor ou grupo cultural gostaria de poder idealizar os seus projetos, como lançar um livro, promover eventos artísticos ou realizar as suas oficinas e apresentações. Para muitos, esse sonho esbarra na falta de verbas próprias ou de um patrocínio. Para essas pessoas, a única forma de concretizarem os seus sonhos é o Fundo Municipal de Cultura.

    Para que a Secretaria Municipal de Cultura beneficie um número maior de artistas e entidades culturais, precisamos tomar a iniciativa de organizar critérios claros para a elaboração de projetos aos interessados. Também precisamos que essas oportunidades sejam amplamente divulgadas pelo município.

    Outra coisa importante para a inclusão de mais pessoas dentro desses projetos culturais, é um suporte que a Secretaria pode dar aos interessados em se qualificar dentro das normas dos editais. Muitas vezes nos deparamos com grandes artistas ou grupos, que encontram muitas dificuldades na elaboração de projetos que sejam viáveis dentro dos critérios propostos.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: