Pesquisar
Close this search box.

Com parceria do JR, Sacolas Itinerantes entra em seu 5º ano

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Com parceria do JR,...
O Projeto Sacola Itinerante Familiar de 2016 já começou.  Com o objetivo de criar no aluno e em sua família o hábito da leitura, oferecendo um material de leitura diversificado e atualizado sem que tenham que sair de suas casas, a Sacola Itinerante entrou em sua 5ª edição na rede municipal de ensino de Rolândia. “O projeto propicia momentos de socialização e enriquecimento cultural ao aluno/família. Além disso, os participantes constatam que ocorre melhora no vocabulário, na compreensão e no enriquecimento das produções textuais”, explica a coordenadora das Bibliotecas Municipais de Rolândia, Neide Cavalaro.

As 250 sacolas foram confeccionadas pelos colaboradores das bibliotecas e distribuídas nesta semana nas 12 escolas municipais, sete Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) e quatro entidades filantrópicas de Rolândia.  A sacola contém livros e um exemplar atualizado do Jornal de Rolândia – parceiro das Bibliotecas desde 2012, ano do início do projeto. 

O material de leitura é selecionado pelo professor, de acordo com a faixa etária do aluno. Os livros infantis são escolhidos pelo aluno, buscando atender as suas preferências, temas e áreas de interesse. Cada sala recebe uma sacola itinerante. O professor é quem organiza as idas e vindas da sacola da escola para casa, que ocorre em forma de rodízio. As sacolas permanecem por dois dias em cada residência, oportunizando a todos os alunos e suas famílias o contato com o material.

O JR fornece os jornais gratuitamente para a distribuição, semanalmente, e fica a cargo da biblioteca a distribuição nas escolas. Neide relata que o objetivo principal do projeto é incentivar o hábito da leitura, entre as crianças e seus familiares. “Queremos que todo mundo leia junto”, afirma.

Esse ano, a parte de trás das sacolas tem um tabuleiro de jogo da velha, com peças feitas de EVA e tampinhas de garrafa pet. “É um atrativo a mais para as crianças se interessarem”, ressalta a coordenadora. A leitura contribui para o desenvolvimento do potencial cognitivo e criativo das crianças, reforçando a aprendizagem oferecida pelas instituições de ensino.

Benefícios
“Já estamos obtendo os resultados esperados. É muito gratificante ver a ansiedade com que as crianças esperam o seu dia chegar e a alegria que saem da escola com as sacolas nos ombros. Temos a certeza de que para muitas famílias esta é uma oportunidade única de interação e cultura”, ressaltou Neide. O depoimento das diretoras e professores envolvidos no projeto comprovam os resultados e os números do IDEB nas escolas que abraçaram o projeto vem subindo gradativamente. 

O Sacola Itinerante influi até na vida pessoal, ultrapassando o âmbito acadêmico dos envolvidos. “Um aluno nos contou que seu pai conseguiu um novo trabalho lendo os classificados do Jornal de Rolândia, que vai na sacola”, relembra a coordenadora. 

O projeto está consolidado e seus idealizadores buscam aprimorá-lo constantemente, visando sempre a melhoria da qualidade do ensino e de vida dos alunos e seus familiares de Rolândia.


Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: