Pesquisar
Close this search box.

Acir e Codese: contribuição com a nova gestão

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Acir e Codese: contribuição...
    Em mais uma edição de encontro com a marca Futuridade, a Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (Acir) e o Conselho de Desenvolvimento Econômico Sustentável e Estratégico de Rolândia (Codese) 12 sugestões de objetivos para a futura gestão do município. O documento – elaborado pelo trabalho das câmaras técnicas do Codese, compostas por mais de 80 pessoas de diversos setores do município-, contempla áreas de saúde e educação, e temas de inovação, desenvolvimento econômico e melhoria da gestão pública. 

    Os candidatos Ailton Maistro/Marcio Vinícius, Alex Santana/João Ardigo, Delegado F. Lara/Regina Cabral e Milton Alves/Geraldo Moço receberam o documento elaborado pela ACIR e Codese durante o evento, realizado na noite da segunda-feira (26). A ideia do documento aos candidatos surgiu de um pedido do Jornal de Rolândia para que as câmaras técnicas e a Acir formulassem perguntas que seriam feitas aos candidatos em entrevistas do jornal rolandense.

    Nilson Giraldi, do Codese, apresentador do evento, ressaltou o propósito do Conselho em continuar colaborando para o desenvolvimento do município na gestão 2021-24. Fábio Fernandes, presidente da ACIR, relembrou a importância da iniciativa como um símbolo de valorização da sociedade. “Importante neste ato é que precisamos contemplar o resgate cultural e o senso de pertencimento entre os cidadãos de Rolândia, além de finalmente dar o devido crédito ao potencial econômico que temos”, defendeu Fábio. O presidente relembrou o envolvimento da ACIR no processo de formação do Codese, na forma de visita a conselhos de outras cidades para absorver a experiência. “Houve envolvimento dos diretores da Associação e, ao apoiar esta causa, a ACIR está certamente cumprindo seu papel na sociedade de Rolândia”, reforçou. “Estamos sempre disponíveis a contribuir com parcerias, estudos e o que mais for possível”, finalizou Fábio. 

    Alexandre Farina, membro da diretoria do Codese, falou sobre o processo de construção do documento entregue aos candidatos. “Estamos fazendo história em Rolândia como sociedade civil organizada. Estamos trabalhando para construir o futuro e, para isso, é necessário considerar a história, relembrar o que aconteceu e as relações já estabelecidas, mas também ter confiança para seguir em frente”, ressaltou.  Alexandre mencionou ainda como o Comitê gestor do município e as câmaras técnicas do Codese trabalharam juntos, com o apoio da atual gestão. “Reforçamos que a gestão do município pode confiar na Acir e no Codese, pois trata-se de uma construção em conjunto para uma Rolândia melhor”, afirmou Farina.

    Yuri Inez, representante da comissão que reuniu as informações das câmaras técnicas do documento final, apresentou as propostas, partindo de análise macro inicial de pontos fortes e fragilidades identificadas para Rolândia: as 12 propostas multidisciplinares foram lidas e comentadas. “O objetivo não é esgotar o tema, pelo contrário, é provocar a reflexão dos gestores públicos e nos colocarmos à disposição para colaborar no que for possível”, reforçou Yuri.

    Rubens Negrão, agente do Sebrae há 12 anos em Rolândia, explicou o papel da entidade como importante ator de fomento ao empreendedorismo e à competitividade das MPEs (Micro e Pequenas Empresas) no município. “Além do apoio direto aos empreendedores, o suporte se estende também ao ambiente de negócios, com atividades que impactam positivamente no desenvolvimento destes pequenos empreendimentos”, informou. 

    Por fim, o empresário Victor Negrão explicou a formação e a atuação do Comitê Gestor municipal da Lei Geral. Formado para concretizar esse apoio às MPEs a partir da lei federal, cada município se adequou às especificações da Lei. O Comitê reúne secretários municipais, ACIR, Associação Contabilista, entre outras entidades com representatividade.

    O documento com as propostas apresentadas aos candidatos a prefeito é de caráter público e está disponível para quem tiver interesse. Basta procurar a Acir (Tiradentes 555). 

Texto de apoio: Comunicação ACIR

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: