Grupo Juntos pela Lagoa quer revitalizar o local

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email
  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Grupo Juntos pela Lagoa...
    Cansados de ver a lagoa San Fernando abandonada e com o objetivo de melhorar a qualidade de vida e oferecer um espaço de lazer e descanso mais bonito para todos, um grupo de moradores do San Fernando se uniu para fazer ações em prol da lagoa. 

    Fundado no final de 2018 por Rafael Marques dos Santos, 35 anos, o grupo cresceu e também possui outros dois líderes, Marinete Candido (36) e Fábio Junio de Oliveira (28), além de outros voluntários. “Em 2019 consegui formar o grupo, fiz uma página no Facebook e comecei a convidar as pessoas a participarem do projeto”, revelou Rafael.

    Segundo Marinete, a preocupação inicial dos voluntários se voltou para a questão do desmatamento que era bem evidente no local, onde muitos eucaliptos estavam sendo derrubados. “Com isso, nós sentamos e pensamos em algumas medidas para evitar que isso continuasse acontecendo. Juntamos um grupo de 10 pessoas e organizamos uma reunião com o secretário de Meio Ambiente e ele entendeu que a nossa intenção era boa e que nós só estávamos querendo impedir o desmatamento”, explicou Marinete.

    Desde então, o grupo replantou muitas árvores no local e ainda estão se planejando para fazer muito mais. “Quanto a questão das madeiras que precisam ser retiradas por serem eucaliptos antigos, vamos transformá-la em bancos e em brinquedos de madeira rústica”, informou a voluntária.

    Ações – Entre muitas ações que o grupo realiza, uma delas está voltada à disseminação de conscientização, ou seja, eles se mobilizam diariamente pedindo para a população que visita o espaço com frequência a não jogarem lixo no chão. “Ali era um local que tinha muito lixo. Depois que começamos com as campanhas de conscientização a quantidade de entulhos caiu em cerca de 80%”, afirmou Rafael Marques.

    O grupo chegou a contratar um veículo com som para passar pelas ruas dos bairros no entorno da lagoa, transmitindo a mensagem uma vez ao mês. Além de pedir, eles também ajudam a recolher os materiais que as pessoas ainda insistem em jogar no local e recolhem todos os entulhos que encontram. 

    Eventos e culto
    O grupo também tem realizado eventos aos domingos em volta da lagoa: já teve Jet Ski, caiaque e aulas de zumba. “No próximo dia 20 de dezembro faremos um culto no local, às 15:00, para trazer um pouco de paz e harmonia para todos”, revelou Marinete.

    Árvore de Natal
    Neste mês o grupo montou uma árvore de Natal de 8 m de altura e 6 m de diâmetro, instalada no meio da Lagoa. A ideia já estava sendo estudada há dois meses, pois eles precisavam buscar por parcerias para poder fazer a ação. Para poder colocar o enfeite no local, o grupo contou com as doações de comerciantes da região e da Vila Oliveira. O projeto da árvore foi feito pelo engenheiro Edgar, de Arapongas. A árvore foi acesa no sábado, dia 05 de dezembro, e pode ser vista por quem passa de carro pela BR-369, de dia ou de noite.

    Futuro
    O próximo projeto que o grupo já está estruturando e pretende realizar em breve é a instalação de 21 lixeiras no local. “Nós já temos as lixeiras, agora só precisamos de apoio na instalação e os parafusos para as lixeiras”, explicou Marinete. Eles também estudam a possibilidade de instalar uma pista de caminhada no local. 

    Quem quiser ajudar, basta entrar em contato com o Rafael pelo (43) 9.9622-9314 ou com Marinete pelo (43) 9.9823-2220. Para acompanhar as ações do grupo e poder ajudar também com o movimento, curta a página no Facebook: /juntospelalagoadoSanFernando. 

Compartilhe:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email

VEJA TAMBÉM: