Pesquisar
Close this search box.

Lei Seca e restrições a partir deste sábado

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Lei Seca e restrições...
    Com o aumento expressivo dos números de casos da Covid-19, diversas medidas restritivas foram definidas para o feriado de Carnaval em Rolândia, Cambé, Ibiporã e Londrina. Essa é a primeira vez na pandemia que os prefeitos se unem para determinações em conjunto. Os prefeitos se reuniram em Londrina na tarde da segunda-feira (08).

    Na sequência, a Prefeitura de Rolândia publicou um novo decreto cancelando as comemorações de carnaval no município, além do fechamento de bares, passeios em parques públicos e festas ou reuniões com mais de 10 pessoas adultas. As proibições entram em vigor no sábado (13), a partir das 13:00, e valem até o meio-dia da Quarta de Cinzas, dia 17. 

    O documento também institui lei seca no município, proibindo a venda e consumo de bebidas alcoólicas em quaisquer estabelecimentos durante a vigência do decreto. Além dos bares, tabacarias e conveniências estão proibidas de funcionar. A prática de esportes coletivos em locais públicos ou privados, como clubes, condomínios e complexos esportivos também ficam proibidos neste período, segundo o decreto do prefeito Ailton Maistro (PSL). 
A proibição de circulação e aglomeração de pessoas em parques públicos afeta diretamente os Food Trucks que ficam no parquinho central. Vale lembrar que essas proibições começam a valer às 13 horas do sábado, dia 13, e seguem até as 12 horas da quarta-feira, dia 17. O decreto também ressalta que as medidas podem ser prorrogadas. 

    Feriado mantido
    Apesar do cancelamento do Carnaval, no decreto o ponto facultativo na segunda (15) e o feriado de Carnaval na terça (16) ficam mantidos. A Associação Comercial e Empresarial de Rolândia (ACIR) também divulgou que o comércio que funcionou no dia 20 de dezembro não abrem na segunda (15) e na terça (16). Retornam na quarta após o meio dia. 

    Para evitar aglomerações, o decreto também determina ponto facultativo para os servidores municipais na segunda e na terça de carnaval, durante todo o dia, e até o meio-dia da quarta-feira de cinzas. Os órgãos que prestam serviços essenciais devem trabalhar com escalas durante o final de semana do carnaval, para que, segundo o decreto, “não comprometa a qualidade, em especial nas áreas da saúde, fiscalização e defesa social, principalmente acerca das ações de enfrentamento da pandemia decorrente da Covid-19.”

    Todas essas medidas visam frear o contágio da Covid-19 na região. No domingo (07), o Hospital Universitário, de Londrina, emitiu nota sobre a ocupação máxima de leitos para os pacientes com Covid – a taxa de internação estava em 110%. O HU é o hospital referência para Rolândia e os municípios da região no tratamento da doença.

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: