Pesquisar
Close this search box.

ACER promove seu Undokai neste domingo

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. ACER promove seu Undokai...

  A Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER) promove sua tradicional gincana cultural e esportiva, o Undokai, neste domingo (1º de maio), feriado do Dia do Trabalhador. A gincana será no Campo Nissei, sede campestre da associação, das 9h às 16h. O Undokai reúne todos os associados da ACER. A comissão organizadora, liderada pelo presidente Gilberto Maeda, preparou uma programação especial e espera receber aproximadamente duzentas pessoas na gincana.

  De acordo com o vice presidente, Fábio Iwakura, haverá competições para todas as idades, desde o netinho de 3 anos até o bisavô de 90 anos. Dentre as atrações, destacam-se: cabo- de-guerra, corridas entre pais e filhos, argola na garrafa, pescaria, corrida de saco, bola ao cesto, corrida do tambor… É importante ressaltar que não há vencedores nas provas esportivas. Todos os participantes recebem premiações. Todos participam e todos ganham. O intento não é a competição, e sim a congregação da colônia.

Undokai

  O feriado do Dia do Trabalhador é uma data importante para a colônia nipo-brasileira de Rolândia. No Japão, os Undokais geralmente são realizados nos meses de outono -setembro, outubro e novembro. Aqui no Brasil, para coincidir com a referida estação do ano, a maioria dos undokais são realizados entre maio e agosto, todos os anos.

  O Undokai chegou no nosso país por meio dos primeiros imigrantes japoneses que pisaram em solo brasileiro, no ano de 1908, trazidos pelo navio Kasato Maru. Relatos indicam que a primeira gincana realizada no Brasil – no mar e não em solo brasileiro – ocorreu ainda no interior do navio, promovida pelos passageiros que estavam a bordo do Kasato Maru. Desde então, em terra, os Undokais passaram a ser realizados anualmente e tornaram-se uma tradição, movida pela necessidade da integração social entre os imigrantes. Em Rolândia, o evento é organizado pela ACER.

Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: