Pesquisar
Close this search box.

Undokai da ACER preserva tradições

  1. Home
  2. /
  3. Notícias Antigas
  4. /
  5. Undokai da ACER preserva...

Cerca de 200 pessoas – das mais variadas idades – participaram do Undokai no feriado do Dia do Trabalhador, domingo 1° de maio. A tradicional gincana cultural e esportiva, promovida pela Associação Cultural e Esportiva de Rolândia (ACER), foi realizada no Campo Nissei, sede campestre da associação. A gincana teve competições e gincanas entre crianças, adultos e idosos – Tokuzo Igarashi, de 98 anos, e Tadayoshi Hoshino, 86, eram alguns dos mais animados e disputaram a “pesca de garrafa”.

O Undokai reúne todos os associados da ACER e tem como objetivo preservar a cultura japonesa. “É um evento tão antigo como a própria ACER e visa mantermos a tradição de nossos antepassados”, explicou Gilberto Maeda, presidente da ACER. “O Undokai começou com a fundação da Associação, que tem 80 anos”, ressaltou o presidente. 
O Undokai teve outras competições como cabo- de-guerra, corridas entre pais e filhos, argola na garrafa, pescaria de garrafas, corrida de saco, bola ao cesto, corrida do tambor. É importante ressaltar que não houve vencedores nas provas esportivas e que todos os participantes recebem premiações. “O intento não é a competição, e sim a congregação da colônia”, concluiu Maeda.

Undokai

O feriado do Dia do Trabalhador é uma data importante para a colônia nipo-brasileira de Rolândia. No Japão, os Undokais geralmente são realizados nos meses de outono -setembro, outubro e novembro. Aqui no Brasil, para coinci-dir com a referida estação do ano, a maioria dos undokais são realizados entre maio e agosto, todos os anos.

O Undokai chegou no nosso país por meio dos primeiros imigrantes japone-ses que pisaram em solo brasileiro, no ano de 1908, trazidos pelo navio Kasato Maru. Relatos indicam que a primeira gincana realizada no Brasil – no mar e não em solo brasileiro – ocorreu ainda no interior do navio, promovida pelos passageiros que estavam a bordo do Kasato Maru. Desde então, em terra, os Undokais passaram a ser realizados anualmente e tornaram-se uma tradição, movida pela necessidade da integração social entre os imigrantes. Em Rolândia, o evento é organizado pela ACER.
Picture of idagencia

idagencia

Compartilhe:

Facebook
Twitter
WhatsApp
Email

VEJA TAMBÉM: